23.4 C
Guimarães
Sábado, Abril 20, 2024

Prémio: Guimarães Marca, Eco Parlamento e Orçamento Participativo nas escolas são distinguidos

Dois projectos implementados pelo Município de Guimarães foram destacados pelo Lisbon Awards Group, responsável por vários prémios e conferências em diversos sectores de actividade.


O projecto Guimarães Marca e o “Eco Parlamento e Orçamento Participativo nas Escolas” foram escolhidos como os melhores na categoria de economia e democracia, igualdade e participação cívica, na segunda edição do prémio autarquia do ano, relativamente a 2020/21. A iniciativa que distingue o que fazem as autarquias – Município e Freguesias – através dos projectos que vão implementando, é aberta a quem a elas concorre, escolhendo os projectos mais susceptíveis de serem valorizados.

No caso dos projectos vimaranenses, o projecto Guimarães Marca recorre “a uma estratégia de promoção territorial, afirmando-se e promovendo os vectores económicos e culturais da cidade de Guimarães, a um nível nacional e internacional, através de uma comunidade económica vibrante e competitiva aliada ao desenvolvimento de uma identidade ímpar, o selo Guimarães Marca. Neste sentido, o Guimarães Marca tem desenvolvido as acções e estratégias inovadoras e orientadas para complexidade e singularidade do território, actuando num processo continuado entre os atributos da região e o reconhecimento das necessidades e interesses dos seus ‘stakeholders’ económicos, contribuindo assim para um aumento da competitividade do território”.

GA!

Já no que toca à iniciativa Eco Parlamento, organizada pelo Município de Guimarães e pelo Laboratório da Paisagem, “é uma das acções âncora do programa ambiental ‘PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para a Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável que, com base em princípios de Democracia Participativa Jovem, tem vindo a atrair para o debate municipal jovens do ensino básico e secundário em torno do desenvolvimento sustentável aplicado a Guimarães. Este projecto foi idealizado para todos os ciclos de ensino com excepção do pré-escolar com vista à promoção do empoderamento dos jovens nas propostas de soluções ambientais”.

Na mesma categoria integrou-se o Orçamento Participativo Escolas que através de um regulamento, normas e calendário próprios, ajustado ao calendário do ano lectivo, plasmam os procedimentos a adoptar por cada agrupamento de escolas ou escola secundária no momento da sua participação, tendo sempre como normativo superior a carta de princípios e o regulamento geral do OP aprovados pela Câmara Municipal. Da verba global do OP de Guimarães, é alocado um valor anual para acolher propostas apresentadas pelos alunos das escolas na resolução dos problemas que identificam num conjunto de áreas temáticas pré-definidas, a saber: sustentabilidade ambiental; voluntariado e solidariedade e, mais recentemente a eco inovação e empreendedorismo e fazer ligação com o projecto de educação ambiental PEGADAS e da sua acção âncora, ECO Parlamento.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também