3.9 C
Guimarães
Segunda-feira, Janeiro 30, 2023

Europa: solidariedade e partilha são decisivas nos desafios globais

A importância dos valores da fundação europeia para vencer desafios e reforçar competitividade foi explicada aos jovens da Profitecla.


O eurodeputado José Manuel Fernandes desafiou um grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” a assumirem como causa das novas gerações a defesa dos valores da União Europeia enquanto ferramentas fundamentais para vencer os desafios que a sociedade enfrenta actualmente à escala global.

Na abertura do programa de actividades da Semana da Europa que se estende ao longo da próxima semana na escola profissional Profitecla, em Guimarães, o eurodeputado salientou a importância da solidariedade, assim como da cooperação e partilha, num mundo cada vez mais marcado pelo fenómeno da globalização.

“Os jovens, como actores privilegiados neste mundo sem fronteiras e primeiros interessados na construção do futuro, têm um papel importante a desempenhar para que todos percebamos como, hoje, mais do que nunca, só temos força se estivermos unidos”, defendeu José Manuel Fernandes, numa sessão presencial que contou com momentos de música e poesia associados à construção europeia.

Em oposição aos “muros dos egoísmos e nacionalismos”, o eurodeputado enalteceu os valores enunciados e concretizados pelos fundadores da UE há 71 anos atrás, com a Declaração Schuman de 9 de Maio de 1950.

“Só venceremos o desafio das alterações climáticas, escassez de recursos naturais, demografia, migrações, segurança e abastecimento energético, se actuarmos de forma coordenada e concertada…”

“Só venceremos o desafio das alterações climáticas, escassez de recursos naturais, demografia, migrações, segurança e abastecimento energético, se actuarmos de forma coordenada e concertada. Só o conseguiremos juntos, com acções concretas, numa solidariedade de facto”, sustentou José Manuel Fernandes.

Nesse contexto, não teve dúvidas em avançar que “o futuro exige mais cooperação, partilha, solidariedade e responsabilidade”. Em seu entender, a oportunidade de “agir e decidir em conjunto” no quadro da UE é uma mais valia que “Portugal não pode desperdiçar”, também para “reforçar a sua competitividade e promover a coesão económica, social e territorial”.

O grupo de “jovens embaixadores do Parlamento Europeu” da Profitecla convidou José Manuel Fernandes a inaugurar uma maquete sobre a composição do Parlamento Europeu, representada com materiais reciclados.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também