23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

UMinho: “Sim, Senhor Engenheiro, Tomorrow Needs You”

Economia

Foi em ‘Dias do Emprego’ na Escola de Engenharia (EEUM), no campus de Azurém que várias empresas mostraram as suas necessidades de recrutamento na área de engenharia.

Uma oportunidade, anual, em que a universidade se cruza com o tecido empresarial; a primeira mostra aos seus alunos a oferta de emprego gerada a partir do exterior. Este encontro, entre quem dá e promove o emprego, recruta e aproveita o talento, foi à Escola de Engenharia apresentar as suas necessidades de engenheiros em diversas áreas.

Em dois dias online e com stands de várias empresas espalhados no átrio do campus de Azurém, com workshops e debates, o emprego, o território e a qualidade de vida estiveram na ordem do dia.

Mais do que nunca e mais uma vez, o prestígio da Escola de Engenharia veio ao de cima, um reconhecimento local, regional, nacional e internacional devido à Universidade do Minho.

A oferta de mais de 750 oportunidades de carreira nas áreas de engenharia e design evidenciam que as empresas precisam de talento para se manterem activas e contribuírem para o desenvolvimento económico do país.

As empresas de Guimarães, da CIM do Ave e do distrito de Braga mais interessadas em aproveitar os recursos humanos formados nas várias engenharias estiveram presentes. Vejamos:

  • CJR Renewables
  • Grupo Petrotec
  • M.Couto Alves
  • Garcia Garcia
  • NVE

Estas empresas vimaranenses maioritariamente da construção, energias renováveis e metalomecânica tinham ofertas consideráveis. Por exemplo a M.Couto Alves tinha uma carteira de 150 situações de empregabilidade;

Todas estas empresas também se incluem nas que representavam a CIM do Ave a que acrescem outras também importantes como:

  • Grupo ACA
  • Leica
  • Continental
  • TMG group

Representando sectores diversos que tornam a região uma área economicamente forte.

Se juntar-mos todas estas que também entram no grupo do distrito de Braga com:

  • Grupo Casais
  • DST

Teremos um tecido industrial forte à procura de talento que tentam aliciar os futuros engenheiros cuja empregabilidade é mais favorável não apenas pela conjuntura mas também pela competência.

Este ano, a iniciativa de mostra de emprego da Escola de Engenharia da Universidade do Minho inovou ao encontrar soluções para os desafios que enfrenta.

E foi mais longe apresentando uma parte do evento em formato online: os ‘Dias do Emprego EEUM – Tomorrow Needs You’, que decorreram nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro e que se encontram disponíveis em formato digital.

António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Mariana Carvalho, Carla Sepúlveda, Domingos Sousa e Adelina Pinto, representantes dos municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, debateram  o ‘Emprego, Território e Qualidade de Vida’, no contexto do Quadrilátero Urbano, com questões relacionadas com a atractividade das cidades para as empresas e a retenção de talento.

Um workshop ‘Construção de Currículo no LinkedIn’, com Pedro Caramez, e as apresentações das oportunidades de carreira nas empresas BorgWarner, Continental, Grupo Casais, Primavera BSS e Sonae Arauco, deram relevo à iniciativa de ‘caça ao talento’ e centro de oportunidades visíveis tendo em vista uma futura carreira.

“Este é o evento de emprego em engenharia e tecnologia que agrega o maior número de oportunidades de dissertação, estágios e empregos da região, não se centrando apenas nesta temática, uma vez que o espaço de debate acerca da empregabilidade, território e qualidade de vida é hoje de extrema relevância para o planeamento das empresas nas suas acções futuras”, salientou o presidente da Escola de Engenharia da UMinho, Pedro Arezes.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias