21.8 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 16, 2024

ATP: Junho com ligeira recuperação nas exportações de têxteis e vestuário

Economia

De acordo com os dados publicados pelo INE, em Junho de 2023, as exportações de têxteis e vestuário ascenderam a 526 milhões de euros (crescimento de 1,7%) face ao mês homólogo do ano anterior. No entanto em volume, continuamos a registar uma quebra de quase 8% (42.591 toneladas), registando-se assim uma ligeira melhoria face aos meses de Maio e Abril.

Em termos de grandes categorias de produtos, as exportações de matérias têxteis caíram 7% em volume e 1% em quantidade, as exportações de têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados caíram 9% em volume e 17% em valor. Já o vestuário exportou -8% em volume, tendo aumentado 9% em valor.

Dentro da categoria de vestuário, o vestuário em tecido registou melhor desempenho, aumentando as exportações 13% em volume e 24% em valor. Já o vestuário em malha exportou -12% em volume, embora em valor tivesse aumentado 3%.

📸 PUB

Numa breve análise aos destinos das exportações em Junho, há a destacar que França voltou a ser o destino que apresentou melhores desempenhos considerando o valor exportado (com um acréscimo de 7,5 milhões de euros, equivalente a +9%), seguida da Alemanha (acréscimo de 5 milhões de euros; +11%) e da Bélgica (mais 3,2 milhões de euros; equivalente a +24%). Os EUA foram o destino com maior quebra em termos de valor (menos 5,7 milhões de euros; -14%) seguidos de Espanha (menos 3,3 milhões de euros; -3%) e da Suécia (menos 3,1 milhões de euros; -23%).

Em volume, a França lidera no ranking dos destinos com melhores desempenhos (mais 499 mil toneladas; +10%), enquanto a Espanha regista a maior quebra (-2460 mil toneladas, equivalente a -21%).

No total do semestre, os têxteis e vestuário exportaram 3.053 milhões de euros, registando uma quebra de 3% face ao mesmo período do ano transacto. Em volume, a quebra foi de 10% (com 260 mil toneladas exportadas).

📸 GA!

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias