10 C
Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Arco Atlântico: à procura de reconhecimento formal da UE

Economia

As câmaras de comércio e indústria do Norte de Portugal, Galiza, Astúrias, Cantábria, Navarra e País Basco (Espanha) e Nova Aquitânia (França) pretendem obter um reconhecimento formal da macro-região do Arco Atlântico, tornando-a um território mais competitivo, sustentável, atractivo e com capacidade de influência.

A AEP, promoveu uma conferência em que se debateram projectos comuns nas áreas da transição ecológica e energética ou das tecnologias digitais que contou com a presença de Elisa Ferreira, comissária europeia para a coesão e reformas, de António Cunha, presidente da CCDR-Norte, de Maria Ángeles Elorza, representante do governo do País Basco, bem como dos presidentes das CCI desta macro-região.

PUB

O objectivo do encontro visou “estimular uma cooperação mais dinâmica entre estas câmaras de comércio, encontrar eixos de desenvolvimento para lançar projectos comuns e estruturantes que ajudem a promover estas regiões”, disse Paulo Vaz, administrador da AEP.

Áreas em que a macro-região pode avançar com projectos:

  • Transição energética e a integração das cadeias de valor das energias renováveis marinhas e do hidrogénio verde, promovendo simultaneamente a economia circular.
  • Transição digital como sendo uma oportunidade para a implementação de serviços avançados.
  • Economia azul e a exploração das possibilidades oferecidas pelos recursos marítimos; a promoção da pesca e aquicultura sustentáveis e das indústrias marítimas.
  • O desafio demográfico.
  • Aposta na indústria 4.0 e na re-localização das cadeias de valor, assim como no turismo sustentável.

Foto © AEP

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias