5.2 C
Guimarães
Segunda-feira, Fevereiro 6, 2023

Xadrez: torneio para comemorar dia da União de Freguesias da Cidade

Foi um torneio interclassista, para xadrezistas entre os 6 e os 71 anos de idade, numa organização conjunta da UF da Cidade e do clube da escola João de Meira.


O mestre José Veiga, de Montemor-o-Novo foi o vencedor do VII Torneio de Xadrez, comemorativo do Dia da União das Freguesias da Cidade de Guimarães que se realizou ontem de tarde nas instalações do Instituto do Design, em Guimarães.

Como organização conjunta da autarquia da cidade e do Clube de Xadrez da Escola João de Meira, participaram na prova 81 xadrezistas, dos seis aos 71 anos de idade, alguns de nacionalidade espanhola, brasileira, russa e polaca, provenientes de 13 clubes nacionais, entre os quais dois clubes de Guimarães, o CXE João de Meira e o Vitória SC.

Realizaram sete rondas de partidas semi-rápidas, com ritmo de 15 minutos para cada jogador dar xeque-mate. Na direcção e como árbitro principal esteve o professor João Martinho, auxiliado pelos árbitros nacionais Flávio Peixoto (CX Braga) e professor Carlos Baptista (CXE J.Meira).

O MF José Veiga, cabeça do ranking inicial, venceu sem surpresa com 6,5 pontos em 7 possíveis, cedendo apenas um empate na última ronda, seguindo-se-lhe, em segundo lugar, Diogo Martins, da Escola de Xadrez do Porto, com 6 pontos e, em terceiro lugar, Filipa Pipiras do Grupo Desportivo Dias Ferreira, de Matosinhos, também com seis pontos e vencedora da classificação feminina.

© Direitos Reservados

O 1º lugar nos escalões etários foi alcançado, respectivamente, por vários jogadores, entre eles José Lucas Silva (Vitória SC).

Entre os jogadores dos dois clubes de Guimarães presentes, além do 1º lugar U12 do vitoriano José Lucas Silva, é de destacar, ainda, o 2º lugar do professor José Manuel Teixeira (CXE J.Meira) nos Veteranos, o 3º lugar de Pedro Gil Silva (Vitória SC), nos U16, a jogadora Sofia Mendes (CXE J.Meira), 4º lugar U14 e 6º lugar na classificação feminina, mas ex-aequo com o 3º lugar, e o 6 º lugar U16 de Bruno Araújo.

O torneio começou com um minuto de silêncio em homenagem ao malogrado Neno.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também