Andebol: dois títulos ao cair do pano das competições

Vitória e Xico Andebol arrebataram os títulos de campeão, em duas divisões diferentes.


Foi um delírio nas hostes de cada equipa. Ser campeão é sempre uma alegria incontida para os protagonistas directos das equipas – jogadores, treinadores, dirigentes – mas algo que as respectivas comunidades não escapem, pois, chegar em primeiro é sempre sinal de missão cumprida e objectivos atingidos.

O Vitória não deixou escapar o título da III divisão nacional, no ano da sua estreia nas competições oficiais. 

Foi a cereja no topo do bolo porque antes já a equipa vitoriana tinha assegurado a subida de divisão. Agora, nesta final a 3, que se realizou em Guimarães, venceu o Belenenses B.

Antes deste último jogo, o Vitória abria as portas do título com a chave de um triunfo ou de um empate. Num jogo equilibrado, emocionante, acabou por justificar o título de justo campeão.

© Vitória SC

O empate acabaria por ser o resultado com que o Vitória ergueria a taça, num jogo marcado pela competitividade das duas equipa e pelo esforço dos atletas vitorianos que ao intervalo perdiam por 7-9. E tudo ficaria complicado quando o Belenenses construiu uma vantagem de quatro golos.

Porém, a equipa haveria de não se deixar quebrar e torceu pelo empate já quando o final do jogo estava à vista.

O Vitória nesta final já tinha ganho ao Avanca B por 24-22 no primeiro jogo da tarde.

Xico de regresso à I divisão

Já lá vão três épocas que o Xico Andebol se afastou da maior divisão do andebol nacional. 

Foi à tangente, pois, o último desafio da fase final, e com o triunfo averbado sobre o Académico de Viseu (35/27), o Xico só pôde festejar o título da II divisão recorrendo à diferença de golos.

© Xico Andebol

A festa do título, encheu de orgulho os que reconhecem o Xico como o clube mais representativo de Guimarães no andebol que, entre altos e baixos vai mantendo a sua escola de formação.

Com o São Bernardo, velho conhecido na modalidade, o Xico começou a construir a subida de divisão e outro título, com um empate. Deixou a consagração para o jogo com o Académico de Viseu sabendo que tinha de ganhar e sempre por mais golos que o seu primeiro adversário.

E foi isso que aconteceu: o Xico Andebol é campeão da II divisão sobe à primeira, num fim de semana de incrível emoção numa modalidade bem querida dos vimaranenses.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também