13.7 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Útero: Miguel Moreira apresenta “Hamlet, L’Ange du Bizarre”

Economia

A celebrar 25 anos, o Útero abre-nos uma janela para um lugar híbrido entre a dança, o teatro e o mundo, dia 28 de Outubro, às 21h30, no Centro Cultural Vila Flor.


A associação cultural Útero celebra o seu 25º aniversário com Hamlet, L’Ange du Bizarre, inspirado no clássico de Shakespeare para reconstruir e procurar, à semelhança de Hamlet, um novo sentido para os que se libertam das amarras sociais e psicológicas, na procura de um novo sentido para si no mundo. 

O Útero procura “esse lugar singular que alia a um autor, que caminha livre na procura de si. Neste caso, semelhante a Hamlet. Isoladas sobre si, as pessoas caminham sozinhas, numa ilusão de pertencer a um todo que felizmente nunca conhecerão na totalidade. Nesse sentido há sempre um lugar de proximidade com um peregrino. Que com fé persegue o seu sentido e centro num mundo que desconhece.”

📸 Bruno Simão

A associação explica, ainda, a escolha e significado do título desta peça: “No título que acrescentamos à peça também podemos descortinar os legados que se multiplicam em muitos sentidos. L’Ange du Bizarre é o título de um livro de Edgar Alan Poe e de uma exposição que vimos em Paris que muito influenciou a nossa peça Pântano. Descobrimos que o planeta embora geograficamente finito, terá sempre novos lugares que nunca vamos compreender totalmente e por isso iremos procurar sempre novos sentidos.”

Em cada cidade por onde passa, o criador Miguel Moreira faz questão de incorporar no espectáculo a realidade local. Em Guimarães, a peça integrará imagens das icónicas Festas Nicolinas.

© A OFICINA

Esta apresentação resulta da colaboração de uma larga equipa multidisciplinar e surge em cocriação com Ana Silva e Maria Fonseca, com o acompanhamento artístico de Pedro Paiva e ShadowMan, contando com a participação de Ricardo Toscano. O trabalho realizado em Guimarães a partir das Festas Nicolinas teve o acompanhamento no vídeo de Rodrigo Areias.

Os bilhetes para este espectáculo podem ser adquiridos em oficina.bol.pt ou presencialmente nas bilheteiras de espaços geridos pela A Oficina (Centro Cultural Vila Flor, Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Casa da Memória de Guimarães e Loja Oficina).  

Os bilhetes têm o custo de 10€ ou 7,5€ com desconto.

📸 Bruno Simão

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias