12.1 C
Guimarães
Sábado, Junho 15, 2024

Teatro: Festivais Gil Vicente começam com ‘Blackface’

Economia

É, hoje, à noite (21h30) no grande auditório Francisca Abreu, na abertura de um festival de teatro com um historial de 36 edições.

Marco Mendonça regressa Guimarães e ao Centro Cultural Vila Flor (CCVF) para apresentar uma peça que explora performatividade, como prática teatral racista, questionando ao mesmo tempo se será possível achar que não existe racismo em Portugal.

E apresenta-se no duplo papel de intérprete e co-criador e com experiência adquirida noutras produções e espectáculos: ‘Parlamento Elefante’ (2018, vencedor da Bolsa Amélia Rey Colaço), ‘Catarina e a Beleza de Matar Fascistas’ (estreado em absoluto no CCVF, em 2020), ‘Cordyceps’ (estreado em absoluto no CCVF, em 2021).

‘Blackface’ é um espectáculo a solo, escrito e encenado por Marco Mendonça, uma conferência musical, entre o stand up e a fantasia, entre a sátira e o teatro físico, entre o burlesco e o documental.

Nos Festivais Gil Vicente, o teatro entra em cena com um conjunto de espectáculos que propõem uma nova construção social colectiva mais consciente. Assim serão os Festivais Gil Vicente 2024, numa edição que apresenta peças de Marco Mendonça, Sara Inês Gigante, Bruno dos Reis, Mickaël de Oliveira, Keli Freitas e Mário Coelho, criadores que irão propor uma viagem por diversas temáticas, diferentes geografias e novos lugares de expressão.

Até porque “o futuro, como sabemos, não é de sentido único, nem linear. Disso se apropriará esta edição dos Festivais Gil Vicente, para provocar modos de relação com algumas das matérias essenciais do nosso tempo”, avança Rui Torrinha, director artístico dos Festivais que começam, hoje, dia 6 e decorrem até 15 de Junho.

O teatro contemporâneo apresenta-se assim em Guimarães com seis espetáculos, incluindo duas estreias absolutas e co-produções, conversas com os artistas, oficinas de criação e visitas a escolas de ensino secundário e superior.

Foto © Joana Linda

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias