11.7 C
Guimarães
Terça-feira, Maio 21, 2024

Química Júnior: escolas de Guimarães e Fafe distinguidas nas Olimpíadas

Economia

A prova na Escola de Ciências da Universidade do Minho teve alunos de 30 escolas e os melhores podem apurar-se para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia.

Foram 90 alunos de 30 escolas dos distritos de Braga e Porto que participaram este fim de semana nas Olimpíadas de Química Júnior, na Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM), em Braga.

PUB

As provas teórica e prática desta eliminatória foram organizadas pelo departamento de Química da ECUM e pela Sociedade Portuguesa de Química.

A medalha de ouro foi para a EB 2,3 Abel Salazar (Guimarães), com os alunos Luísa Lobo, Margarida Machado e Pedro Sousa, acompanhados pela professora Felícia Lemos. A medalha de prata coube à EBIJI de Silvares (Fafe), com os alunos Dinis Costa, Kelly Costa e Mara Leite, ladeados pela professora Amélia Sousa. A medalha de bronze foi entregue à EBS Santos Simões (Guimarães), com os alunos Leonor Gonçalves, Mafalda Branco e Manuel Ramos, apoiados pela professora Helena Maria Gomes Matos.

As três equipas participam a 18 de Maio (Sábado) na final nacional, em Lisboa. Aí, irão ser apurados os representantes de Portugal para as Olimpíadas de Ciência da União Europeia, em data a anunciar.

Além de aproximar as escolas básicas e as universidades, as Olimpíadas de Química Júnior pretendem “dinamizar o estudo e o ensino da Química, despertar o interesse por esta ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos dos 8º e 9º anos”, avançou a professora Maria Manuela Silva, da ECUM.

A eliminatória na Universidade do Minho contou com estudantes dos concelhos de Braga, Barcelos, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Vieira do Minho, Vila Verde, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Lousada, Paços de Ferreira e Póvoa de Varzim.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias