13.7 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Orçamento Participativo 2023: alunos das escolas de Guimarães vão votar

Economia

O objectivo deste programa é estimular a participação democrática e a capacidade criativa, argumentativa e reflexiva dos mais novos e fazer com que se sintam voz activa neste processo.

O OP_Escolas 2023, já na sua quinta edição, é uma oportunidade única para os estudantes mostrarem as suas opiniões e se envolverem na tomada de decisões que afectam a sua vida escolar.

A edição deste ano trouxe várias novidades, como a obrigatoriedade de as propostas terem de identificar, pelo menos, um parceiro, público ou privado, com o intuito de promover uma cultura de parcerias, de rentabilização de recursos e de envolvência e participação cívica. Também só foram aceites propostas enquadradas na área dos Recreios – espaços exteriores, espaços educadores, aliando a cultura, a sustentabilidade e a educação, articuladas com o programa PEGADAS.

Durante as sessões de esclarecimento da equipa OP, em Fevereiro de 2023, os estudantes puderam aprender mais sobre o processo de participação democrática tendo, durante os meses de Março a Maio, discutido e apresentado as propostas que irão a sufrágio durante o dia de hoje.

Cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada dispõem de uma verba de 12 500€, para que o projecto vencedor seja implementado e, posteriormente, usufruído por toda a comunidade estudantil. O processo de votação será gerido pelas direcções escolares e devidamente apoiado pelos serviços do Município, que incluirá alunos de todos os ciclos de ensino/estabelecimentos.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias