23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Húmus: tem a ‘Liberdade’ em destaque

Economia

O festival literário Húmus realiza-se na biblioteca municipal Raúl Brandão, de 12 a 16 de Março em Guimarães.

Tem uma programação que se inspira nos ’50 anos do 25 de Abril’, com mesas de debate, apresentações de livros, actividades para o público infantil, visitas às escolas e um espectáculo da autoria de Afonso Cruz.

PUB

Organizado pelo Município de Guimarães, o evento conta com nomes como Valter Hugo Mãe, Maria do Rosário Pedreira, Afonso Cruz, Rita Redshoes e Hugo Gonçalves entre os convidados.

Uma conversa com Maria do Rosário Pedreira e Rita Redshoes sobre o marco histórico ’50 anos após o 25 de Abril’, abre o festival no dia 12 (Terça-feira), pelas 21h00.

Entrevistadas por uma aluna vimaranense, a escritora e a cantora partilham os seus ideias e experiências sobre literatura, liberdade e cidadania, numa sociedade onde a juventude é o catalisador da mudança.

As comemorações de meio século de um Portugal livre continuam no dia seguinte, 13 de Março, às 21h00, com Sílvia Lemos, Filipe Caldas, Francisco Brito, Rui Porfírio e Júlio Castro a protagonizar uma mesa de debate com o mote ’50 anos, 50 livros’.

Dia 14, Quinta-feira, às 18h00, as honras vão para um episódio especial do programa ‘Ensaio Geral’ da rádio Renascença, que vem a Guimarães assinalar os seus 15 anos com uma gravação ao vivo da conversa entre a jornalista Maria João Costa e o prestigiado autor Valter Hugo Mãe. Mais tarde, às 21h00, sobem ao palco os autores César Machado, Hugo Gonçalves e Henrique Barreto Nunes, numa conversa de homenagem ao ‘Livro, liberdade livre’.

Além do tema que inspira a programação dedicada à liberdade, a grande novidade desta edição é a realização do espectáculo ‘O que a chama iluminou’, de Afonso Cruz, na noite de 15 de Março, na igreja da Misericórdia.

© Direitos Reservados

Esta criação original para o festival Utopia tem em Guimarães a sua primeira itinerância, e é baseada na experiência do autor no Chile, durante os protestos de 2019, reflectindo sobre o conceito do fim, no seu sentido mais amplo: o fim da geografia (Patagónia) sob o ângulo europeu, o extermínio de povos indígenas e de culturas, a morte de um ponto de vista pessoal e colectivo, a violência da ditadura.

O espectáculo combina música, imagem, texto e performance, espelhando, assim, os talentos vários de um dos autores mais consagrados da literatura portuguesa contemporânea.

A apresentação do livro ‘Homens Livro’ marca o fim da programação da edição do Húmus, na presença dos autores Rui Guedes, Bento Ramires e Carlos Marta, sobre a memória individual e colectiva das bibliotecas itinerantes Gulbenkian.

Para os mais novos, há um conjunto de iniciativas pensado para as crianças que começa logo no dia 12 de Março, às 10h30, na biblioteca, pela voz do contador de histórias Rui Ramos, que irá animar o conto infantil ‘Os Barrigas e os Magriços’, de Álvaro Cunhal.

A programação continua dia 13, Terça-feira, com as sessões escolares com Maria do Rosário Pedreira e Rita Redshoes, e dia 14, na biblioteca, com o ateliê de artes plásticas sobre ‘O símbolo de Abril pelas mãos dos mais novos’. O mesmo acontece de manhã, pelas 10h30, na biblioteca municipal Raúl Brandão, e serve de mote ao jogo interactivo ‘Conhecer Abril de 1974’ que ali decorre no dia a seguir, à mesma hora.

Para terminar, o contador de histórias Rui Ramos, regressa dia 16 (Sábado), às 10h30, à biblioteca, para proporcionar mais uma divertida manhã aos mais pequenos, desta vez com as peripécias dos ‘Contos à Volta do Mundo’.

Nota final para a inauguração da exposição ‘Livro, Espaço de Liberdade e Memória’ que antecede o festival, a 7 de Março (Quinta-feira), assinalando o aniversário da biblioteca municipal Raúl Brandão.

A peculiar mostra bibliográfica tem por objectivo homenagear Luís Caldas, um vimaranense que dedicou a vida aos livros e trabalhou sempre como livreiro, conhecendo de perto o que aqueles cidadãos procuravam ler na altura do estado novo.

Entrada gratuita em todas as actividades e mais informações, aqui.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias