23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

Ensino Superior: Universidades do Norte juntas em Congresso de Psicologia

Economia

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, acolhe a 15 e 16 de Maio o 2º Simpósio Doutoral PSI.UNorte, reunindo mais de duzentos estudantes, investigadores e profissionais das universidades públicas do Norte de Portugal.

A abertura oficial é esta Segunda-feira, às 14h30, com os responsáveis das escolas/faculdades de Psicologia das universidades do Minho, Porto (UP) e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), respectivamente Miguel Gonçalves, Pedro Nobre e Inês Relva.

O programa inclui oito sessões paralelas iniciais, 19 comunicações orais, uma mesa redonda e uma tertúlia nocturna pré-evento, além da apresentação de 40 posters e 37 pitches. Destaca-se ainda, a 16 de Maio, às 17h00, a palestra plenária de Tânia Morgado, da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde, seguindo-se o encerramento, com um(a) professor(a) e estudante da UMinho, UP e UTAD, as academias que formam o Consórcio UNorte.pt.

📸 Direitos Reservados

Entre os oradores convidados estão Bruno Aragão, deputado da Assembleia da República, Maria João Pereira, representante da International Mentoring Foundation for the Advancement of Higher Education, Isabel Soares, directora do laboratório colaborativo ProChild, e Sónia Rodrigues, presidente da associação AjudAjudar.

Já os investigadores do Consórcio UNorte.pt vão apresentar temas que impactam a sociedade em geral, como pobreza infantil, distúrbios alimentares e de sono, consumo de droga e álcool, psicopatia, traumas, declínio cognitivo, sobre-dotação, atitudes perante alterações climáticas, gamificação, rendimento escolar, jovens nem-nem e trabalho por turnos. As relações pessoais estão também na lista, como o toque e a atracção, o que muda após um cancro, a depressão pré-natal, a infertilidade, a adopção homossexual, a infidelidade, a reunificação familiar, o ciberabuso, as testemunhas de bullying, a violência sexual e os trabalhadores de sexo trans.

O simpósio é promovido pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (e pela sua associação de estudantes), pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP e pela Escola de Ciências Humanas e Sociais da UTAD. O objectivo é partilhar conhecimentos e práticas para aprofundar uma cultura de colaboração entre alunos, investigadores, docentes e psicólogos das três instituições.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias