12 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Eixo Atlântico: áreas da Educação e Cultura na reunião de Guimarães

A Comissão Executiva do Eixo Atlântico para a Educação e Cultura reuniu, hoje, na Plataforma das Artes.


A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, foi eleita por unanimidade presidente da Comissão Executiva do grupo temático das áreas da Educação e Cultura do Eixo Atlântico, cujos trabalhos passou a coordenar.

Numa sessão que contou com a presença do Secretário Geral, Xoan Vázquez Mao, e os representantes dos vários municípios que constituem o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular.

Nesta reunião ficou ainda definido que a cidade de Lugo será a Capital da Cultura do Eixo Atlântico em 2023, através de um programa cultural que visa reforçar os vínculos de itinerários culturais entre os municípios da Galiza e Norte de Portugal.

📸 Município de Guimarães

“A Galiza e o Norte de Portugal têm muito em comum e este trabalho de proximidade será importante para cimentar esta cooperação, proporcionando intercâmbios, partilha de experiências e boas práticas desenvolvidas pelos municípios”, salientou Adelina Pinto.

A educação patrimonial e cidadania, ou a promoção da saúde mental nas escolas serão abordados no seminário de Intercâmbio de Educação, que decorrerá no Município de Sarria, em Junho. Ferrol vai acolher uma mostra musical aberta à participação de todos os municípios.

“Promover o intercâmbio de programas e iniciativas, numa vertente de promoção cultural, turística e dinamização do território”.

Adelina Pinto destacou ainda que os principais desafios passam por “conseguir partilhar os pontos comuns de interesse entre as cidades que pertencem a dois países e estão muito próximas, aproveitando as sinergias já existentes e promover o intercâmbio de programas e iniciativas, numa vertente de promoção cultural, turística e dinamização do território, num momento-chave para criarmos estas ligações”, justificou.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de Municípios, de direito privado, sem fins lucrativos que configuram o sistema urbano da euro-região Galiza-Norte de Portugal.

Esta associação baseou-se no convénio-marco sobre cooperação transfronteiriça entre comunidades ou autoridades territoriais de 1990.

📸 Município de Guimarães

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER
PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Leia também