14.8 C
Guimarães
Quarta-feira, Abril 17, 2024

Eixo Atlântico: Alunos de Guimarães participam no Intercâmbio Escolar

Economia

O intercâmbio entre jovens da Galiza e Norte de Portugal acontecerá a partir do mês de Março do próximo ano. A apresentação desta iniciativa decorreu esta Terça-feira, na Câmara Municipal de Guimarães.


A EB 2,3 João de Meira vai representar Guimarães no intercâmbio escolar do Eixo Atlântico com uma turma do 2º ciclo. Os intercâmbios escolares entre jovens da Galiza e do Norte de Portugal estão de regresso a partir do mês de Março, onde os alunos do 2º ciclo do ensino básico vão deslocar-se às escolas do país vizinho.

A presidente do grupo temático para a Educação e Cultura do Eixo Atlântico, Adelina Pinto, destacou a importância da iniciativa como “uma oportunidade de aprendizagem” que possibilita aos jovens “conhecer outras realidades” através de projectos que respondem à definição do perfil do aluno na saída do ensino básico. A conferência contou ainda com as presenças da professora e aluna da EB 2,3 João de Meira, Susana Jordão e Constança.

“Vamos fazer tudo para envolver mais escolas, mais municípios”.

O secretário geral do Eixo Atlântico, Xóan Vásquez Mao, reiterou: “Acreditamos muito neste programa e vamos fazer tudo para envolver mais escolas, mais municípios. Todavia, queremos que corra tudo bem e o importante é a qualidade e não a quantidade”.

Nesta edição do intercâmbio escolar do Eixo Atlântico, cerca de 400 estudantes de sete cidades da eurorregião vão participar neste programa. Os municípios integrantes são: A Coruña, Braga, Guimarães, Ribeira, Santa Maria da Feira, Santiago de Compostela e Vila Real. Cada grupo será acompanhado por dois professores e um técnico municipal.

No decorrer das aulas, os estudantes vão trabalhar com o guia didáctico, uma banda desenhada que pretende mostrar aos jovens da eurorregião todas as cidades que fazem parte do Eixo Atlântico. Durante a Primavera de 2023, terão lugar as visitas de estudo com uma duração entre dois a três dias.

Os intercâmbios escolares são uma iniciativa do Eixo Atlântico que começou há mais de 20 anos e foi retomado em 2018 por sugestão dos municípios de Vila Real e Santiago de Compostela. A actividade decorreu no ano lectivo 2018-19 e, dado o seu sucesso, decidiu-se continuar no ano seguinte, embora com a pandemia não tenha sido possível até agora.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias