10 C
Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Eco-Escolas: todos os agrupamentos escolares representados

Economia

Concebido pela Foundation for Environmental Education (FEE), o programa visa incentivar acções e reconhecer a qualidade do trabalho desenvolvido pelas escolas no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade.

Todas as sedes de agrupamento escolares de Guimarães estão representadas no FEE, no ano lectivo de 2023/24, consolidando o empenho generalizado na causa ambiental em toda a rede educativa do Município.

PUB

O compromisso com a sustentabilidade ambiental ganha destaque em Guimarães para o próximo ano lectivo, com um número de 64 estabelecimentos de ensino inscritos no programa Eco-Escolas, promovido pela ABAAE (Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação), desde 1996.

Entre os estabelecimentos de ensino inscritos para o ano lectivo de 2023/2024, destacam-se a participação de três escolas secundárias, três escolas profissionais e uma escola do ensino particular. É de salientar que, pela primeira vez desde 2012, todas as sedes de agrupamento estão representadas, consolidando o empenho generalizado na causa ambiental em toda a rede educativa do Município.

As restantes instituições de ensino envolvidas neste compromisso são escolas básicas e jardins de infância do ensino público, evidenciando a abrangência e a importância da sensibilização ambiental desde os primeiros anos de formação educativa.

Os participantes deste programa terão a oportunidade de desenvolver e implementar projectos e acções que procuram a sustentabilidade, desde a gestão de resíduos à conservação da energia e da bio-diversidade, fomentando assim uma consciência ecológica e responsável nas gerações futuras.

De forma a potenciar resultados e impacto na comunidade escolar, o programa de educação ambiental PEGADAS, promovido pelo Município de Guimarães e Laboratório da Paisagem, articula-se com os objectivos e projectos desenvolvidos no programa Eco-Escolas. Desta forma, espera-se o desenvolvimento de bases fortes para o incremento de práticas comunitárias assentes em princípios ecologicamente sustentáveis, catalisadores de mudanças de paradigma no comportamento e no modo de estar das pessoas.

“Guimarães continua, assim, a reforçar o seu compromisso com o ambiente e a educação para a sustentabilidade, tornando-se um exemplo para outras regiões e um motor de mudança positiva na construção de um futuro mais verde e sustentável” – salienta uma nota do Município, enviada às redacções.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias