11.1 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 7, 2023

Contextile: Prémio ATP distingue artista italiano Armadilly

Economia

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal distinguiu o artista italiano Armadilly com o Prémio ATP, no âmbito da Contextile Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, onde apresentou as obras Depressed but well dressed e Italian Summer.


Nos dois trabalhos concebidos em lã, algodão sobre pano de monge, com bordado de agulha de perfuração, Armadilly procura transmitir que “a relação com o corpo diante de um espelho e diante dos olhos de outras pessoas é complicada em relação à vitrine fotográfica das redes sociais”.

“O meu objectivo é descrever a realidade desta era digital”.

“Com ironia e sem qualquer intenção de denúncia, o meu objectivo é descrever a realidade desta era digital, onde o indivíduo não consegue escapar a um efeito aditivo causado por estes cânones estéticos extremos e pelo fluxo ininterrupto de imagens”, explica o artista. Acrescenta que, nestas obras, “o quotidiano é partilhado através de imagens orquestradas, contando uma vida fictícia”

Na exposição Depressed but well dressed (Deprimida mas bem vestida), a figura feminina é construída a partir de um estudo cuidadoso das peças de vestuário, modelos e poses propostas pelas campanhas publicitárias, e o rosa é um grito autêntico que não pretende concordar com as modas, mas antes defini-las. 

📸 Direitos Reservados

A protagonista da tela está ancorada num texto simples e eficaz, como nos desenhos de uma banda desenhada e das redes sociais que fizeram das imagens a sua essência. A experiência pop aproxima-se do mundo da banda desenhada e do cinema.

Já o trabalho Italian Summer (Verão Italiano) é uma fotografia transformada numa tela bordada com uma aparência perturbadora. Molduras de uma vida longe do comum, feita de festas e dias relaxantes passados no barco. A palavra de ordem: a Dolce Vita

Os protagonistas desta pintura olham para o espectador sem qualquer expressão particular, como se lhe quisessem perguntar algo, mas sem o convidarem a juntar-se à sua festa exclusiva.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias