Contextile: arte têxtil de Portugal e França em celebração cruzada

O público português terá uma janela aberta para a arte têxtil contemporânea francesa, nos próximos meses de Setembro e Outubro. 


A exposição IMAGINE Temporada Cruzada – Guimarães/ Clermont-Ferrand vai reunir obras de dez artistas de França, que vão poder ser vistas no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães.

Ao mesmo tempo, uma dezena de criadores portugueses apresentam os seus trabalhos na cidade francesa.

As duas exposições, programadas em forma de espelho, resultam de um trabalho de cooperação entre a Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea (Guimarães), que este ano completa dez anos de existência, e o FITE – Festival International des Textiles Extra Ordinaires, de Clermont-Ferrand, no âmbito do programa Saison Croisée/ Temporada Cruzada, impulsionado pelos Governos de Portugal e França.

Em Guimarães, poderão ser vistas obras de Roméo Mivekannin, Arnaud Cohen, Pascal Monteil, Rieko Koga, Sabine Cibert, Cécile Ndiaye, Lucile Drouet, Gerance Alves, Majuda Khattari e Joel Andreianomearisoa, que trabalham em residência artística a partir do território, colaborando com estudantes da Universidade do Minho e empresas têxteis da região.

📸 Direitos Reservados

IMAGINE Temporada Cruzada – Guimarães/ Clermont-Ferrand inaugura a 2 de Setembro de 2022, em Guimarães, e estará patente ao mesmo tempo da 6ª edição da Contextile – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, que se prolonga até 30 de Outubro.

Fruto desta colaboração, foi programada uma outra exposição, que reúne trabalhos de dez artistas portugueses da arte têxtil contemporânea. Será inaugurada, também em Setembro, em Clermont-Ferrand, podendo ser visitada no museu MARQ até ao final de Março de 2023.

De pele a pele, reúne obras de Olga Noronha, Filipe Cortez, Rute Rosas, Hernâni Reis Baptista, Joana BC, Hugo Brazão, Alexandre Camarão, José Maia, Pedro Ruiz e Ana Lima Netto.

📸 Direitos Reservados

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- publicidade -
- publicidade -
- publicidade -

Leia também