17.8 C
Guimarães
Terça-feira, Março 21, 2023

CCVF: apresenta “Corpo Clandestino”, de Victor Hugo Pontes

Economia

A celebrar 20 anos de percurso artístico, o reconhecido coreógrafo vimaranense Victor Hugo Pontes regressa a Guimarães, amanhã, às 21h30, para apresentar o seu Corpo Clandestino, um espectáculo que forma um único corpo de baile colectivo a partir de sete intérpretes com corpos e histórias diferentes.

Os corpos de Ana Afonso Lourenço, Andreia Miguel, Gaya de Medeiros, Joãozinho da Costa, Mafalda Ferreira, Paulo Azevedo e Valter Fernandes surgem no palco maior do Centro Cultural Vila Flor para serem veículos de identidade, produzindo imagens que não se esquecem, dizendo-nos coisas que talvez não pensássemos escutar. Corpo Clandestino é, assim, um lugar de fala de sete intérpretes. O molde destes corpos é raro, insusceptível de categorização, com frequência remetido a uma invisibilidade que reconforta quem (não) vê e desestabiliza quem (não) é visto. Este lugar de conforto fica aqui deliberadamente vazio.

📸 Direitos Reservados

Esta criação de Victor Hugo Pontes – com assistência de direcção de Ángela Diaz Quintela, cenografia de F. Ribeiro, música de Joana Gama e Luís Fernandes – repensa a normatividade dos corpos vigente até ao século XXI, propondo um caminho de comunicabilidade e partilha, alternativo a perspectivas reducionistas, padronizadas e inúteis. A partir do momento em que o ponto de vista do espectador passa a ser coincidente com o ponto de vista dos intérpretes, torna-se indisputável que todos podemos ocupar e partilhar o mesmo mundo, por mais diferentes que sejam os corpos de cada um.

O espectáculo agora apresentado pelo coreógrafo, que assim regressa a Guimarães e ao CCVF, conta com audiodescrição, sendo uma ampla coprodução que reúne as estruturas Nome Próprio, A Oficina/Centro Cultural Vila Flor, Centro de Arte de Ovar, Rota Clandestina | Município de Setúbal, Teatro José Lúcio da Silva, Teatro Municipal do Porto, Théâtre de Liège e Theatro Circo.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias