10.1 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

ADCL: mostra do ‘Fazer Presente’ em exposição

Economia

O projecto ‘Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional’, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação “la Caixa”, já tem três anos.

E tem recebido apoio do PARTIS & Art for Change, programa da Fundação Calouste Gulbenkian que distingue os melhores e mais inovadores projectos de inclusão social pela prática artística (artes visuais, performativas ou audiovisuais), através do apoio a propostas consistentes, informadas e sustentadas, assentes em parcerias e passíveis de avaliação.

A Câmara Municipal de Guimarães, A Oficina e a Universidade do Minho – Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, são parceiras deste projecto.

Agora, o ‘Fazer Presente – Teatro Participativo em Diálogo Intergeracional’ irá apresentar uma mostra do projecto, entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro, que integra um conjunto alargado de iniciativas.

Objectivamente, o ‘Fazer Presente’ partiu da identificação da problemática do isolamento e da exclusão da população sénior do concelho de Guimarães, especialmente daqueles que vivem em zonas periféricas e rurais – isolados relativamente ao centro, no acesso a contextos de sociabilidade e actividades.

‘Então Vamos’. © Direitos Reservados

E nasceu da proposta, de seniores para seniores, do sucesso e práticas inovadoras do projecto de criação teatral da ADCL ‘Então Vamos’, desenvolvido no Vale de São Torcato e apoiado pelo Município.

Associa de forma inovadora a criação, formação e investigação através do diálogo entre seniores e jovens, numa dinâmica de comunicação e aprendizagens, com enriquecimento mútuo, esbatendo, deste modo, a fractura geracional e favorecendo a inclusão social no concelho de Guimarães. Para o projecto o acesso à cultura potencia o bem-estar e a inclusão social e é essencial no combate ao isolamento e ao envelhecimento sustentado.

PROGRAMA:

  • 28.11/ Espectáculo
    MESA CHEIA – Exercício de Encontro
    15h00 e 21h30 no Centro Cultural Vila Flor (grande auditório) Entrada gratuita
  • 29.11/ Seminário
    CONFIGURAÇÕES II – Práticas Artísticas Participativas – Exercício de Reflexão
    9h30 às 17h00 no Centro Cultural Vila Flor
    Link para inscrição
  • 28.11 a 02.12/ Exposição
    (RE)FAZENDO – Exercício de Memória
    Inauguração a 28/11 pelas 17h30 na Garagem Avenida
    Restantes dias das 15h00 às 18h00

Mais informações, aqui.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias