21.8 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 16, 2024

Fibrenamics: Desenvolve Mistura Cimentícia com recurso a Resíduos Verdes

Economia

A associação Fibrenamics – Instituto de Inovação em Materiais Fibrosos e Compósitos, sediada em Guimarães, desenvolveu um projecto para combater a presença de uma espécie invasora conhecida como conteira, na Região Autónoma dos Açores. Segundo a associação, esta espécie, originária da América do Sul, é uma ameaça à biodiversidade e ao equilíbrio ecológico da região.

Face a esta problemática, a união entre a equipa de especialistas do Instituto Fibrenamics com o consórcio formado pelas entidades LREC (Laboratório Regional de Engenharia Civil) e CIMPA (Centro de Inovação em Materiais e Produtos Avançados), resultou num projecto sustentável que visou a criação de ecocompósitos reforçados com materiais fibrosos de origem natural e propriedades de inteligência térmica, para estruturas de alvenaria e aplicação no sector do turismo.

“Irá contribuir para o aumento do conforto térmico nos edifícios, minimizando o gasto energético com aquecimento e refrigeração.”

“A utilização de ecocompósitos com inteligência térmica, como os desenvolvidos no projecto, irá contribuir para o aumento do conforto térmico nos edifícios, minimizando o gasto energético com aquecimento e refrigeração”, adiantou a gestora de projectos da Fibrenamics Azores, Raquel Galante.

Os ecocompósitos, obtidos a partir dos resíduos verdes das espécies invasoras, não só combatem a invasão, como também são uma solução sustentável para o desenvolvimento económico da região, explica o instituto.

Além disso, o projecto contribuiu para a gestão eficiente de recursos fósseis, através da incorporação de materiais de mudança de fase que permitem a retenção e acumulação de energia contribuindo, assim, não só para a diminuição, em 2º celsius, da amplitude térmica interna média, como também para o cumprimento das metas do Protocolo de Quioto.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias