10 C
Guimarães
Quarta-feira, Fevereiro 28, 2024

Valência: Guimarães na abertura da Capital Verde Europeia

Economia

Guimarães esteve presente na cerimónia de abertura da Capital Verde Europeia 2024, em Valência, com uma comitiva liderada por Adelina Pinto, vice-presidente do Município.

Durante as celebrações, a representante vimaranense congratulou a cidade espanhola pelo título que passará agora a ostentar, reconhecendo “o trabalho de excelência que tem realizado”, e teve ainda a oportunidade de reafirmar perante Patrick Child, director geral adjunto para o ambiente da Comissão Europeia, a decisão de Guimarães apresentar nova candidatura a Capital Verde Europeia para o ciclo de 2026.

Valência comemorou o início do período como Capital Verde Europeia com mais de 400 actividades e eventos, com o objectivo de sensibilizar para a tripla crise da poluição, da perda de biodiversidade e das alterações climáticas, promovendo e capacitando os cidadãos para as combater. Sob o mote ‘On a Mission Together’, a cidade espanhola deterá o título até ao final de 2024.

Após o anúncio de Vilnius, capital da Lituânia, como vencedora para Capital Verde Europeia 2025, Guimarães reforçou o empenho e compromisso rumo a uma nova candidatura para 2026.

Neste sentido, e além das mudanças já conseguidas no território em matérias de sustentabilidade, com impacto positivo no futuro, o Município de Guimarães continuará a trabalhar para uma cidade e para um mundo cada vez mais baseado nos valores da ecologia, envolvendo os vimaranenses no caminho da neutralidade climática e da protecção do ambiente.

A Comissão Europeia lançou a Capital Verde Europeia em 2010 para incentivar as cidades a tornarem-se mais verdes e limpas e a melhorarem a qualidade de vida dos seus habitantes. Com cerca de 75% da população da Europa a viver em cidades e zonas urbanas, estas regiões desempenham um papel de liderança na gestão das transformações sociais necessárias para a protecção do ambiente, assumindo o papel de actores fundamentais para a aplicação do Pacto Ecológico Europeu a nível local.

A distinção é atribuída a cidades com mais de 100 000 habitantes.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias