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Sábado, Maio 4, 2024

Olaf Schmidt: “A Heimtextil nunca fica parada”

Economia

Reportagem 2024
  • É o vice-presidente da área Textiles & Textile Technologies da Messe Frankfurt não sente que a Heimtextil venha a sofrer consequências do aprofundamento do e-commerce e das facilidades que o uso de ferramentas digitais pode trazer ao mundo dos negócios.
  • No caso do têxtil-lar acredita que “os encontros pessoais são extremamente importantes e incrivelmente valiosos para construir confiança profissional entre parceiros de negócios.”
  • E que a natureza da feira, não apenas pela sua tradição e longevidade, mas pela capacidade que demonstra de vincar tendências, perspectivar o futuro e as mudanças, promover o debate de conceitos, continua a ser o melhor espelho do mercado, evidenciando o que torna a indústria têxtil uma obra de arte ao nível das cores, do design com produtos que dão vida à nossa casa enquanto espaço de bem-estar.
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Como reage a feira ao impacto da afirmação do e-commerce e das ferramentas digitais na actividade comercial?

Somente uma feira comercial, da vida real, pode criar uma conexão profunda e directa entre as indústrias e permitir realmente sentir os têxteis, vivenciar a sua tactibilidade, a troca de ideias, rodeado de produtos. Nada supera o contacto pessoal que leva a novos contactos comerciais, a uma visão geral da vida real agrupada sobre todas as tendências globais com a presença física e o toque dos têxteis. Como uma feira comercial e líder internacional, abordamos o futuro da indústria em tópicos orientados para garantir que o conhecimento seja compartilhado e trocado. Por exemplo, a conferência de imprensa de abertura da Heimtextil deste ano destacou a IA (inteligência artificial) em design e o desenvolvimento de produtos têxteis, no debate organizado com um painel de especialistas que discutiram uma ampla gama de abordagens e soluções – desde combinações de ferramentas para integração nas directrizes das empresas.

Apesar da sua importância e resiliência, acha que a Heimtextil ainda manterá a sua atracção por muitos anos?

Especialmente no mundo de hoje, caracterizado por muita incerteza, os encontros pessoais são extremamente importantes e incrivelmente valiosos para construir confiança profissional entre parceiros de negócios. Isto é exactamente o que a Heimtextil oferece e, por isso, é importante como orientação e âncora. O show (feira) está moldando o pontapé inicial anual do evento internacional da indústria têxtil doméstica e contratual há décadas, estabelecendo padrões para novas colecções e tendências.

“Os participantes da Heimtextil estão na vanguarda.”

Que desafios coloca uma feira com mais de meio século num mundo virado de cabeça para baixo pela tecnologia, pelas novos conceitos como a sustentabilidade e economia circular?

Na Heimtextil espelhamos o mercado e, por isso, também representamos as mudanças a iniciar. Como feira comercial líder mundial, não reflectimos apenas as mudanças no mercado, mas damos um passo mais além. Os destaques da Heimtextil são as tendências actuais, abordando tópicos voltados para o futuro e apoiamos os expositores e visitantes com um programa de apoio ideal para transferência e intercâmbio de conhecimento. Os participantes da Heimtextil estão na vanguarda. A conferência de imprensa de abertura deste ano, por exemplo, focou a utilização da IA (inteligência artificial) em design e nos produtos têxteis. Além disso, a Heimtextil Trends 2024/25 focou, sob o título ‘Nova Sensibilidade’, os caminhos mais sensíveis da transformação têxtil no futuro e com que produtos será desenvolvida. Ao mesmo tempo, realinhamos os formatos de sustentabilidade das feiras comerciais. Sob o rótulo Econogy, criamos transparência entre feiras conservando recursos para produtos e expositores. Os visitantes da Heimtextil encontraram no Econogy um programa abrangente de expositores com produtos sustentáveis que foram certificados por especialistas independentes. Juntos com a indústria têxtil e os nossos parceiros, a Heimtextil está em constante evolução e continua sendo o primeiro ponto de contacto para todos se manterem actualizados.

Do lado dos expositores, quais os países que desaceleraram mais a sua representação e participação na feira?

A Heimtextil está em vias de crescer com 2 838 expositores. São mais 25% de expositores em relação à edição anterior. Isto significa que a principal feira comercial de têxteis domésticos e contratuais continuou crescendo em 2024 em todos os segmentos de produtos e num grande número de países, como Bélgica, Bulgária, China, Índia, Japão, Polónia, Suécia, Chéquia, EUA e Egipto. Com expositores de 60 países, a Heimtextil 2024 tem um nível de internacionalidade muito elevado de 95%. No entanto, as influências externas podem causar temporariamente mudanças na participação de poucos países. Em 2023, por exemplo, a participação dos expositores da China, após a pandemia do covid-19, foi muito restritiva.

Olaf Schmidt a percorrer os stands da Heimtextil. © GA!

E entre os visitantes, quem frequenta a maior feira da indústria têxtil-lar do planeta? E quem deixou de aparecer?

A Heimtextil recebeu 46 000 visitantes de 130 países, em 2024. O número de expositores dos diversos países depende não apenas da situação actual do mercado, mas também de vários factores contextuais. A internacionalidade dos nossos visitantes continua muito elevada. Em 2024, registamos mais visitantes da China, Alemanha, Índia, Japão, Croácia, Macedónia, Paquistão, Eslováquia e Chipre.

Sente que a Heimtextil ainda está na moda e actual?

A Heimtextil esforça-se continuamente para responder às necessidades da indústria global, em constante mudança. Por exemplo, a introdução do segmento de produtos como carpetes e tapetes aponta nesse sentido, de responder à procura do mercado. Ao apresentar as últimas tendências têxteis, designs inovadores e tecnologias modernas, adaptamos, ao mesmo tempo, e regularmente o nosso conceito de feira comercial também em termos de formatos de conteúdo. A Heimtextil reflecte de forma única a tendência e o desenvolvimento dos mercados globais. Essa habilidade incomparável é uma verdadeira USP. E as tendências da Heimtextil que se concentraram em 2024 em transformações como sustentabilidade ou inteligência artificial – formam o coração do espectáculo.

“A indústria está mudando e nós contribuímos moldando essas mudanças.”

Precisará de reformas?

A Heimtextil nunca fica parada. A indústria está mudando e nós contribuímos moldando essas mudanças. Como já foi mencionado, estamos constantemente a desenvolver a feira – desde a gama de produtos até ao conteúdo. Um dos papéis chave das feiras comerciais internacionais é fazer desenvolvimentos importantes com as tendências visíveis, lançando luz sobre diferentes perspectivas e reduzindo a complexidade.

Mantém a Heimtextil a beleza e o encanto de outros tempos?

A indústria têxtil e doméstica internacional sempre foi altamente estética e orientada para o design. Isto é válido para os líderes internacionais das feiras comerciais em Frankfurt também. Aqui, a indústria global reúne-se para dar o pontapé inicial na nova temporada que queremos iniciar juntos. Tendências, inovações, últimas colecções e o intercâmbio internacional é o centro das atenções na Heimtextil.

Que avaliação faz do potencial da Heimtextil plataforma (site e outros serviços) e a sua utilização por expositores e visitantes?

Como organizadores de eventos, o nosso papel vai além de conectar as pessoas certas, fomentando relacionamentos comerciais. Também entregamos conteúdos significativos para todos os participantes da indústria global. Criando e oferecendo conteúdo valioso e fundamental, proporcionando inspiração, inovação, e insights (percepções) para futuras actividades de negócios para os nossos participantes. A utilização de sites e das redes sociais tornou-se crucial para alcançar os nossos participantes com diversos formatos de conteúdo – visual, educacional, emocional ou acessível. A Heimtextil reflecte consistentemente as tendências actuais do mercado, oferecendo a todos os participantes uma previsão dos principais desenvolvimentos, materiais e projectos. Esta proposta de venda única é o núcleo da Heimtextil, respeitado e valorizado pelos nossos participantes internacionais. A Heimtextil faz parte da Texpertise Network, rede global da Messe Frankfurt, uma rede de eventos têxteis. Com mais de 50 feiras têxteis internacionais, a Messe Frankfurt é líder de mercado global em feiras do sector têxtil industrial. A Texpertise Network reúne estes eventos e tópicos actuais numa rede global de mais de 500 000 representantes do sector em todo o mundo.

© 2024 Guimarães, agora!


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