23.4 C
Guimarães
Terça-feira, Abril 23, 2024

RiskAquaSoil: Guimarães participa na conferência final do projecto

Economia

O Município de Guimarães e o Laboratório da Paisagem estiveram presentes na conferência final do projecto europeu RiskAquaSoil, que decorreu, esta semana, no Comité das Regiões Europeu, em Bruxelas, Bélgica.

Iniciado em 2018, o RiskAquaSoil desenvolveu estudos sobre diversos factores de risco influenciados pelas alterações climáticas, apresentando soluções de gestão e alerta precoce. Com a finalidade de integrar as suas principais conclusões e soluções a nível técnico na política, a Câmara de Agricultura de Dordogne, em França, organizou um evento final para apresentar as principais conclusões do projecto e facilitar um fórum aberto para o debate e a integração de políticas.

📸 Direitos Reservados

Ao longo da conferência, o consórcio RiskAquaSoil apresentou argumentos com o intuito de ajudar os agricultores e a população rural local a agir de forma mais resistente e adaptada às condições meteorológicas, tais como a climatologia futura, o impacto económico, a biodiversidade e os objectivos ambientais. O Laboratório da Paisagem – parceiro do projecto juntamente com mais nove organizações, de cinco países diferentes – esteve presente na conferência final, em Bruxelas, representado pela presidente da instituição e vice-presidente do Município de Guimarães, Adelina Pinto, e da coordenadora de investigação, Carolina Rodrigues.

O Laboratório da Paisagem aproveitou a iniciativa para também formalizar o apoio às actividades da Missão Solo, através da assinatura do Manifesto da Missão Solo, lançada no mesmo dia da conferência. Esta iniciativa tem como objectivo auxiliar a Comissão Europeia a envolver os cidadãos a criar uma comunidade comprometida com os seus objectivos, podendo servir, também, para mapear os agentes de transformação e os apoios que possam auxiliar a iniciativa a envolver-se com a sociedade a diferentes níveis.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias