13.7 C
Guimarães
Segunda-feira, Maio 27, 2024

Green Week: a celebração do verde, ambiental e sustentável

Economia

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o concerto de Carolina Deslandes e um espectáculo de 200 drones, são destaques deste evento.

A Green Week realiza-se, de novo, em Guimarães, numa edição dedicada à sensibilização ambiental e à sustentabilidade, assumindo, também, uma componente cultural.

Adelina Pinto, vice-presidente do Município, e Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente participaram, hoje, numa conferência, a menos de um mês da data marcada para o Município ficar a saber se será a próxima Capital Verde Europeia.

A Green Week, decorre de 15 a 17 de Setembro, com mais de cinco dezenas de actividades, espalhadas por diferentes pontos da cidade, de modo a levar os vimaranenses às ruas para descobrir mais sobre a causa ambiental.

Entre diversas acções e participações, destaca-se a presença do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, o concerto da cantora Carolina Deslandes, um Fórum da Juventude – com jovens de organizações locais e que irá contar com a presença do bailarino e cantor Vítor Fonseca, mais conhecido como Cifrão – e, ainda, um espectáculo único com 200 drones, que irão “pintar” os céus de Guimarães.

A Green Week arranca (15 de Setembro) com a apresentação do Pacto Climático de Guimarães com foco na divulgação de alguns dos projectos ambientais e de sustentabilidade em que o Município tem trabalhado.

Em destaque nesta apresentação estão os objectivos da Missão 100 Cidades 2030 – onde Guimarães se inclui –  com Sofia Ferreira, vereadora do Ambiente e Acção Climática, e Joaquim Carvalho, director municipal do Ambiente e Acção Climática a explicaram o abc da política ambiental a que se juntará o Bairro C com o compromisso Carbono Zero.

Catarina Furtado irá moderar uma mesa-redonda (15h30) sobre ‘As cidades e acção climática’, onde Duarte Cordeiro (Ministro do Ambiente e Acção Climática), Domingos Bragança (presidente do Município de Guimarães), António Cunha (presidente da CCDR-Norte) e José Manuel Ribeiro (membro do Comité das Regiões da União Europeia) irão discutir o tema.

O palco Green Week receberá, ainda, às 22h30, o concerto de Carolina Deslandes.

Uma das actividades esperadas acontece, também, neste primeiro dia e será necessário “olhar para o céu” para apreciar o eco show – um espectáculo único com 200 drones -, que tem início às 22h00.

Já no palco Kids, irá acontecer a apresentação de ‘Bzzingo Polinizadores’, às 21h30, e o palco Green Coreto contará com a presença do dj I’m Marante, às 00h00.

Além de todas estas actividades, e durante os três dias da iniciativa, haverá, também, espaço para os visitantes passarem pelo mercadinho e pelo espaço de restauração, actividades e empresas.

O segundo dia do evento será preenchido com diversas iniciativas para os mais novos. No palco Green Week terá lugar, às 11h00, a palestra ‘O papel do cidadão na descarbonização das cidades’ e, às 15h00, o tema recai na ‘Mobilidade suave nas cidades, desafios e oportunidades’.

O bailarino e cantor Vítor Fonseca – mais conhecido como Cifrão – irá, juntamente com jovens de organizações locais, participar no Fórum da Juventude, a partir das 17h00. Neste palco, o segundo dia encerra com o concerto de Ludgero Rosas, às 22h00.

O palco Kids receberá actividades durante o dia inteiro, destacando-se o showcooking kids, que acontecem às 12h30 e às 19h00, o concerto do Tio Óscar, às 16h00 e, ainda, a palestra ‘Os mamíferos de Guimarães’, às 21h00.

No palco Green Coreto, o destaque vai para o showcooking de Regina Lima sobre marmitas e snacks saudáveis e sustentáveis, às 12h00.

Já no Espaço Actividades terá lugar um workshop de construção de terrários, às 11h30, a criação de mural de azulejos: ‘Neutralidade climática by Cristina Vilarinho’, às 15h00 e uma oficina de construção de abrigos para morcego, às 17h00, entre muitas outras propostas. Destaque-se, ainda, que, no largo do Toural, irá acontecer uma Silent Party, às 22h30.

O último dia da Green Week (Domingo, 17 de Setembro), promete actividades para toda a família espalhadas pela cidade de Guimarães. De manhã bem cedo, às 09h00, terá lugar uma caminhada e um percurso de cadeira de rodas, com o mote ‘Pessoas Diferentes, Direitos Iguais’, que terá início no campo de São Mamede.

Às 10h30, no Coreto, discute-se ‘A importância do arvoredo urbano’ e, às 14h00, terá início o ‘Mercado da Segunda Mão’. Já no Espaço Actividades, o destaque vai para o workshop de criação de Kokedamas, discute ‘A importância do arvoredo urbano’ às 10h30, e Maria Fernanda Braga, dinamiza uma oficina de Olaria, às 15h00.

No palco Green Week, apresentar-se-á a Academia de Bailado de Guimarães, agendada para as 12h00, e a performance do Coro En’Canto, às 16h30.

O palco Kids irá receber, por sua vez, às 10h30, o espectáculo ‘Polinizadores em acção’, a performance do projecto ‘Fauna e Flora’, que acontece às 15h00, e ‘O Palhacinho Jonas’ – uma história musicada com Catarina Pereira -, às 16h00.

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias