6.6 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Cleanwatts: vai criar comunidade de energia renovável com Xico Andebol

Economia

A Cleanwatts, empresa pioneira em Comunidades de Energia Renovável (CER) em Portugal, vai criar uma comunidade de energia com o Clube Desportivo Xico Andebol. Os principais objectivos do projecto são “a sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia do clube e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”.

Esta comunidade – que terá a sua central fotovoltaica instalada nos telhados da sede do clube – vem no seguimento de vários projectos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas. A CER do Xico Andebol terá uma central fotovoltaica de 159.8kW, com 340 painéis (na fase 2), e permitirá apoiar cerca de 145 famílias carenciadas da comunidade. A instalação não implicará qualquer investimento para o Clube Desportivo Xico Andebol, sendo este assumido, na totalidade, pela Cleanwatts.

Este projecto vai possibilitar, ainda, um desconto médio de cerca de 50% face à tarifa estimada para a energia da rede e uma maior independência energética: cerca de 53% da energia consumida passa a ser proveniente da central solar (autoconsumo). Para além disso, com a criação desta comunidade de energia, o Clube Desportivo Xico Andebol torna-se climate positive, gerando mais 470% de energia verde do que consome e evitando 64 toneladas equivalentes de CO2 por ano.

O vice-chairman e co-fundador da Cleanwatts, José Basílio Simões, afirma que é “uma satisfação poder criar uma comunidade de energia com o Clube Desportivo Xico Andebol que, tratando-se de um clube desportivo fortemente enraizado na comunidade, está totalmente alinhado com o perfil de parceiro que a Cleanwatts procura para desenvolver comunidades de energia, pois estas têm também uma forte componente solidária, no apoio a famílias carenciadas e no combate à pobreza energética”. As famílias apoiadas beneficiarão de uma tarifa social comunitária cerca de 30% inferior às actuais tarifas de mercado.

“A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação para nós.”

O presidente do Clube Desportivo Xico Andebol, Mauro Fernandes, também se mostra “muito satisfeito” com a parceria agora anunciada, uma vez que acredita que “o papel de um clube desportivo está muito para lá do campo. A sustentabilidade energética e ambiental são uma preocupação para nós e esta parceria resulta dessa preocupação: não apenas reduzir a factura energética, que é cada vez mais pesada, mas também atingir uma maior sustentabilidade, diminuir a nossa pegada ecológica e salvaguardar o futuro das gerações vindouras”, frisa o responsável.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias