Ambiente: inaugurado novo parque de lazer de S. Faustino

Tem 2,5 hectares e nasceu num terreno antes coberto por um imenso silvado, agora recuperado para fruição da população da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino.


A ideia é torná-lo num parque comunitário, pelas valências com que foi construído. Implantado numa zona de miradouro, de onde se avista uma paisagem natural, serpenteada por cursos de água naturais que correm entre taludes e escarpas, o parque de lazer de S. Faustino também está dotado com um parque infantil, zona de merendas, equipamentos de ginástica e um espaço para desportos tradicionais.

Era uma “obra há muito desejada pela população”, como salientou o presidente da Junta da União de Freguesias de Tabuadelo e S. Faustino, Carlos Sousa.

“Aqui está a verdadeira obra de arte, o exemplo de recuperação de um espaço rural ao abandono, moldado pelo pensamento humano…”

A polivalência e versatilidade do parque deu um novo ar a uma extensa e densa área de terreno que “esteve escondido durante décadas, sob um imenso silvado”, como esclareceu Elisabete Gomes, secretária da Junta de Freguesia. “Hoje todos nos rendemos e aqui está a verdadeira obra de arte, o exemplo de recuperação de um espaço rural ao abandono, moldado pelo pensamento humano, arquitectura, engenharia e sobretudo pelas mãos trabalhadoras de todos aqueles que se dedicaram a este projecto”, sublinhou a autarca.

Apelou para que este espaço seja “valorizado e cuidado” pois “este património natural para uso comunitário” só assim dará força e justificação ao investimento municipal ali feito.

Inaugurado no Dia Mundial do Ambiente, o parque de lazer de S. Faustino, é para o presidente  da Câmara, Domingos Bragança, “um parque de lazer de referência” para servir a comunidade e as freguesias circundantes. 

“Desejo – reforçou – que seja um parque comunitário, para usar por todos e com respeito pela sua preservação. Aqui está representada a natureza na sua essência, com espécies arbóreas, uma ampla zona verde e linhas de água”

Este parque pode ajudar a estratégia do Município no “caminho do desenvolvimento sustentável, fazendo jus ao desígnio que se começou a traçar em 2013, isto é, criar as melhores condições para os vimaranenses viverem em harmonia com a natureza”.

A Brigada Verde da União de Freguesias de Tabuadelo e São Faustino, – a 31ª a ser constituída no concelho – conta com a participação de 47 voluntários, que aderiram ao movimento que sensibiliza a população – das crianças aos adultos – a ter uma forte consciência ecológica.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,753FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também