Ambiente: uma Brigada Verde constituída no centro da cidade

A União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião também aderiu ao movimento das Brigadas Verdes priorizando as acções de sensibilização no seu projecto.


O Dia Mundial do Ambiente, hoje celebrado, ficou marcado pelo anúncio de mais uma Brigada Verde no território municipal. As freguesias do coração da cidade vão estimular e reconhecer as boas práticas ambientais no concelho.

Integram esta nova Brigada Verde a Escola Secundária Martins Sarmento, o Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda (EB 2,3 Egas Moniz), o Agrupamento de Escolas João de Meira (EB1 Oliveira do Castelo) e ainda as Escolas Cenatex e Profitecla, assim como os Escuteiros de S. Dâmaso, Casa da Juventude, Associação Vimaranense para a Ecologia (Ave), Associação Comercial e Tradicional de Guimarães (ACTG) e a Get Green.

Rui Porfírio, presidente da União de Freguesias de S. Paio, S. Sebastião e Oliveira do Castelo afirmou que “incentivar os cidadãos a ter um papel mais interventivo na defesa da qualidade do ambiente, fár-se-á promovendo campanhas que sensibilizem e consciencializem os cidadãos a cuidar e a tratar do ambiente”.

As linhas de água do centro da cidade e a sua conservação, a reutilização de materiais, a reciclagem do lixo e aprofundar novas abordagens sobre temas ligados à preservação do ambiente como a alimentação, a energia, os espaços verdes, a qualidade do ar, o ruído ou as alterações climáticas, são matérias a incorporar nas acções da Brigada Verde.

© Município de Guimarães

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, associou-se às iniciativas que decorreram esta manhã, lembrando que o projecto das Brigadas Verdes “foi reconhecido como uma boa prática pela União Europeia quando apresentamos a nossa candidatura a Capital Verde Europeia” e aponta que “é importante seguirmos, com inteligência, este caminho”, envolvendo a comunidade e as instituições no compromisso global da protecção do ambiente.

“É fundamental este sentido cívico e o trabalho em comunidade, a começar pelas escolas onde os mais jovens devem ser cada vez mais ouvidos…”

“Queremos ser referência na Europa e vamos continuar a fazer o nosso caminho. Queremos alcançar esse estatuto e, com o nosso entusiasmo e consciência ecológica, vamos construindo um bom futuro. É fundamental este sentido cívico e o trabalho em comunidade, a começar pelas escolas onde os mais jovens devem ser cada vez mais ouvidos e envolvidos em projectos ambientais” – reforçou o edil.

Domingos Bragança acrescentou ainda que “temos de ter um foco em tudo na vida para sabermos robustecer o caminho que percorremos. Este contributo da União de Freguesias da Cidade acrescenta força ao caminho que decidimos colectivamente percorrer. Desejo que esta Brigada Verde seja de cidadãos activos e voluntariosos”.

Apelou, também, à comunidade da zona urbana da cidade para que cada pessoa seja “um eco cidadão, percebendo o que pode melhorar e intervir e condenar socialmente o que está mal”.

Fazer sempre o melhor, nem que demore mais tempo, é o que propõe o presidente da Câmara para quem “a pressa de hoje não faz sentido, pois temos de ter a capacidade de resiliência e vamos seguir o melhor caminho”.

© 2021 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2,753FansCurti
0SeguidoresSeguir
70SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Edição impressa / digital

Leia também