6.6 C
Guimarães
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

Acção climática: Guimarães é “cidade-piloto” em programa europeu

Economia

Através do programa Pilot Cities, 53 cidades europeias serão, ao longo de dois anos, um campo de teste para abordagens inovadoras em direcção à transição climática urbana. Guimarães é a única representante portuguesa seleccionada para participar no programa.

A iniciativa é promovida pelo NetZeroCities, um projecto-consórcio de 33 parceiros europeus que apoia, através da plataforma EU Cities Mission, 112 cidades europeias na redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Guimarães, juntamente com outras “cidades-piloto”, terá a oportunidade de implementar acções sistémicas, localmente desenhadas e transversais a diversas áreas de actuação – energia térmica, gestão de resíduos, uso do solo, electricidade e edifícios, processos industriais, e mobilidade e transportes. É esperado que, ao longo de dois anos, as cidades escolhidas reflictam, aprendam e façam os ajustes necessários, e que outras cidades sigam o seu exemplo.

As acções desenvolvidas pelos seleccionados serão apoiadas por bolsas do projecto NetZeroCities, no valor de 32 milhões de euros, financiadas pelo Horizon 2020. De acordo com o NetZeroCities, a iniciativa “representa o início de uma jornada mais longa em direção à neutralidade climática, que vai transformar cidades e uni-las em torno de uma visão partilhada para uma transição climática justa”.

A iniciativa contou com 103 candidaturas, envolvendo um total de 159 cidades e 33 países da União Europeia, ou associados ao programa-quadro comunitário Horizon 2020 para a pesquisa e inovação. No final, foram escolhidas 25 candidaturas, correspondentes a 53 cidades – Espanha, Países Baixos, Itália e Polónia apresentaram candidaturas conjuntas.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias