ANMP: Governo vai aprofundar descentralização de competências dos Municípios

Data:

O Primeiro-Ministro Luís Montenegro discursou, hoje, na cerimónia comemorativa do 40º aniversário da ANMP, em Coimbra.

O Governo “vai revisitar” a Lei das Finanças Locais para lhe “conferir maior previsibilidade e maior confiança”, afirmou o Primeiro-Ministro Luís Montenegro durante a sessão comemorativa do 40º aniversário da criação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, correspondendo a um dos desejos dos municípios.

Luís Montenegro afirmou igualmente que o Governo vai “aprofundar o processo de descentralização” de competências da administração central para as autarquias ao longo da actual legislatura, tal como está previsto no programa do Governo

Esta descentralização de competências tem impacto importante nas finanças dos municípios ao dar-lhes maiores responsabilidades nas áreas da educação, saúde, acção social e cultura. 

“Não é prioritário, do ponto de vista deste Governo”, avançar para a regionalização no território do continente, ou seja, construir “um novo patamar de poder”, entre a administração central e os municípios, pois “não basta dizer ao país” que a criação das regiões administrativas “pode vir a ser um processo virtuoso” no desenvolvimento económico e na vida dos portugueses em geral.

Luís Montenegro disse também que “temos de ser ainda mais rigorosos e eficientes na utilização” dos fundos europeus, que “devem ser aproveitados” segundo “uma utilização criteriosa”, enquanto “instrumento da economia” para desenvolver o país, criar riqueza e emprego.

O Primeiro-Ministro recusou a ideia de que “é preciso gastar” as verbas disponibilizadas pela União Europeia para “não perder o dinheiro”, pois “esta perspectiva não é amiga do futuro”.

A administração pública portuguesa “tem de responder mais rápido” às candidaturas apresentadas e ao acompanhamento da execução dos projectos, acrescentando que é preciso “acelerar os mecanismos de pagamento e de ajuda”, disse.

O Primeiro-Ministro disse ainda que os membros do Governo estão “absolutamente disponíveis para o diálogo político”, e para “um tratamento de proximidade” com a ANMP, em cuja cerimónia este também presente o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, que tem a responsabilidade das relações com a autarquias.

Foto © PSD | in: portugal.gov

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

E-Lar e Bairros + Sustentáveis: 100 milhões para casas mais eficientes e com pobreza energética

O Ministério do Ambiente e Energia, através da Agência...

Governo: reforma da orgânica do Ministério da Educação ajusta-se a novos desafios

Fernando Alexandre afirmou que o objectivo da reforma orgânica...

Governo: faz reforma para valorizar o trabalho e fazer crescer a economia

O Conselho de Ministros aprovou uma "profunda, ambiciosa e...

Primeiro-Ministro: “A vida das pessoas está melhor” defendeu no Parlamento

O Primeiro-Ministro Luís Montenegro afirmou que Portugal "está melhor,...