Norte 2030: Ribeira de Santa Luzia e corredores verdes do Ave e Selho podem beneficiar de financiamento

Data:

A renaturalização dos corredores verdes dos rios Ave, Selho e Vizela e da Ribeira de Santa Luzia vão poder candidatar-se a um aviso do NORTE2030-2026-19, na modalidade de convite.

O programa regional Norte 2030 mobiliza 10 milhões de euros, financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para a recuperação ecológica de rios e ribeiras da região, e as candidaturas deverão ser submetidas através do Balcão dos Fundos, até 30 de Dezembro.

As intervenções elegíveis vão permitir a recuperação de galerias ripícolas e a estabilização de margens de rios entre outras. © Direitos Reservados

A renaturalização dos corredores verdes dos rios Ave, Selho e Vizela e da Ribeira de Santa Luzia, enquadram-se nos investimentos a financiar, de zonas de intervenção prioritária em massas de água superficiais classificadas com estado e potencial ecológico inferior a “bom” (classes “mau” e “medíocre”). As áreas de intervenção foram identificadas em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e alinhadas com o previsto nos Planos de Gestão das Regiões Hidrográficas (PGRH) e no Plano de Acção Regional para o Ciclo Urbano da Água e Recursos Hídricos da região Norte.

Nas intervenções elegíveis destacam-se a renaturalização de linhas de água, a recuperação de galerias ripícolas, a estabilização de margens, o desassoreamento e a desobstrução de cursos de água, bem como a remoção de barreiras que dificultam a conectividade fluvial.

Publicidade

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

ENLU: Carlos Moreno criador do conceito de ‘Cidade dos 15 Minutos’ confirmado como orador

O urbanista Carlos Moreno, reconhecido mundialmente como o criador...

CVE 2026: caminhada para descobrir património, natureza e o Rio Ave

É mais uma actividade de comunidade inserida na programação...

Cheias: rede inteligente de sensores monitoriza caudais e antecipa situações de risco

O Município de Guimarães concluiu a instalação de um...

Guimarães 26: a participação da comunidade em números e lugares

O Laboratório da Paisagem recebeu 122 propostas de actividades...