Vila Nova de Sande: ‘Sentir Tradição 55+’ pelo Grupo Folclórico e INATEL

Data:

Com o apoio do programa INATEL Longevidade+, da sua fundação, e co-financiada pelo PESSOAS 2030, Portugal 2030 e União Europeia, o Grupo Folclórico de Vila Nova de Sande, vai promover o envelhecimento saudável, activo e participativo.

O ‘Sentir Tradição 55+’ irá realizar-se no próximo dia 8 de Novembro, às 09h30, nas instalações do Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo de Vila Nova de Sande e engloba três oficinas distintas, abertas à participação, mediante inscrição válida e que irão decorrer em simultâneo:

  • Oficina Bordado tradicional vimaranense: O projecto ‘Merenda Bordada’ de A Oficina, com a presença de uma bordadeira certificada vai “lanchar” com os participantes do ‘Sentir Tradição 55+’. O momento, carregado de informalidade e afecto, será uma oportunidade de divulgar algumas questões históricas e técnicas em torno do bordado. No fundo, criar um laço emocional entre o artesanato e a vida quotidiana das pessoas;
  • Oficina Instrumentos Musicais Tradicionais: o artista Daniel Pereira Cristo e o projecto ‘Zuca-Truca’, são as duas presenças que irão conduzir os participantes numa viagem envolvente pela fascinante diversidade dos instrumentos tradicionais portugueses – verdadeiros tesouros da nossa identidade colectiva;
  • Oficina de Jogos Tradicionais: com a colaboração do Agrupamento n.º 662 do CNE de Vila Nova de Sande, os participantes irão recordar a maravilhosa riqueza dos jogos de antigamente, as brincadeiras que faziam parte do quotidiano dos nossos pais, avós e bisavós, bem distintas das de hoje. O objectivo desta oficina é experienciar tradições que não se guardam apenas na memória. Servem para fortalecer laços entre gerações e redescobrir a alegria de brincar, conviver e partilhar momentos únicos.

As inscrições gratuitas estarão abertas até ao dia 31 de Outubro mas são limitadas à lotação dos espaços e à capacidade logística de cada uma das oficinas. E destinam-se a pessoas com mais de 55 anos.

Inscrições, disponíveis: aqui.

PUBLICIDADE

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Rua da Índia: requalificação reforçará segurança e infra-estruturas viárias

A rua da Índia, em Creixomil, na entrada do...

Barco: Passeio Sénior participado por mais de uma centena de residentes

A Junta de Freguesia de Barco promoveu, no dia...

São Torcato: Festa das Colheitas será classificada “de interesse concelhio”

A Festa das Colheitas, promovida pelo Grupo Folclórico de...

Mais Mesão Frio: cooperativa promove a saúde mental e o bem-estar da comunidade

Através de um 'Gabinete de Psicologia', a cooperativa Mais...