O festival literário Húmus, organizado pela Biblioteca Municipal Raúl Brandão (BMRB) vai servir de transição para a edição de 2027, depois da reflexão que a vereadora Isabel Ferreira vai fazer sobre o evento.
Para já, vai ocupar o espaço do Centro Cultural Vila Flor para alguns números do programa deste ano, que tem duas comemorações e início a 7 de Março (Sábado): os 10 anos do próprio Húmus e os 34 anos da biblioteca municipal. Uma mini-feira do livro, para dinamizar o mercado livreiro, também, decorrerá no forte do Vila Flor.
O festival de 2026 vai contar com conversas de autores locais – Carlos Guimarães, Rodrigo Areias, Eduardo Brito e Tiago Simães -, alguns artistas e criadores como Valter Hugo Mãe e Pedro Bastos.
Olhar para o festival noutra perspectiva e a forma de tratar o livro podem dar a ideia de uma nova dinâmica para o Húmus que a vereadora da Cultura pode apresentar nas próximas edições, depois do diagnóstico que fará a esta iniciativa.
Afirmando que a Biblioteca Municipal Raúl Brandão “é um espaço com muitas histórias”, Isabel Ferreira quer aproveitar as tendências do momento sobre o livro, “há cada vez mais procura, requisições de volumes na biblioteca, mais vendas, e fomento dos clubes de leitura e a procura do espaço público para participar em actividades que têm o livro como motivo”.
Só isto justificará uma nova abordagem e o repensar de um conjunto de actividades com ligação à leitura.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



