GUIdance: festival ganha projecção apostando “entre o que é emergente e o estabelecido”

Data:

O festival de dança contemporânea prossegue, na segunda semana, como “um sonho de persistência de uma equipa larga” que o organiza, como referiu Rui Torrinha, director artístico, numa entrevista dada à TVI.

Com uma semana de salas esgotadas, a conjugação entre “a dança produzida internacionalmente com o talento nacional” continua como marca do GUIdance que aposta “entre o que é emergente e o estabelecido”.

PUB

É o caso de ‘Sirens’, uma obra de Ermira Goro, uma jovem coreógrafa albanesa que se apresenta na Sexta-feira, (dia 13 Fevereiro, às 21h30) no Teatro Jordão. É uma estreia nacional e uma escolha da Aerowaves, um hub que escolhe, no sector da dança, talentos na Europa, em parceria com 34 países. Chara Kotsali e Adonis Vais dá expressão, em palco, desta coreografia que “entre criaturas sensuais”, divididas entre o humano e o maquinal vão “transformar o palco num território de sedução, tensão e liberdade”.

O primeiro espectáculo desta segunda e última semana do festival começa com ‘O Sono da Montanha’ e ‘O Gesto do Falcão’, da coreógrafa portuguesa Tânia Carvalho, concebidos para os bailarinos Maria Cerqueira e Bruno Senune. São dois solos para cada um deles que se apresentam no dia 12 de Fevereiro, Quinta-feira (21h30), no grande auditório Francisca Abreu, do Centro Cultural Vila Flor.

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Paço dos Duques de Bragança: reabertura amanhã depois de obras

Depois de um encerramento temporário, entre os dias 24...

CAAA: exposição de Tales Frey sobre a crise do ‘Fast Fashion’, em Setembro

Portugal recebe duas exposições individuais do artista transdisciplinar Tales...

Universidade do Minho: 97% das vagas já estão preenchidas para 2026/2027

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso, Engenharia...

Contextile: a maior edição de sempre que abraça arte, território e comunidade

Ai Weiwei como artista convidado, uma exposição internacional com...