O jogo teve uma história bonita mas o desfecho… foi favorável à equipa que teve duas grandes penalidades. E concretizou uma.
Foi num lance infeliz de Telmo Arcanjo que tocou em Oskar Pietuszewski (77’) que caiu na área. João Gonçalves, o árbitro deixou a jogada prosseguir e com recurso ao VAR acabaria por sancionar a falta e dar a oportunidade a Alan Varela (85’) para fazer o 0-1.
Uma equipa que se tornou num caso de estudo e que passou do 8 para o 80 enfrentando adversários mais exigentes e que têm mira apontada ao título, fez o seu melhor jogo da temporada e ao qual faltaram apenas os golos.
O Vitória enfrentou o Porto sem medos e foi quem mais contribuiu para o (bom) espectáculo e para a emoção que a partida teve. E não foi em nada inferior ao adversário que teve a sorte do jogo do seu lado.
O Vitória-Porto foi um jogo de campeões – um recentemente consagrado campeão de Inverno e outro habitual vencedor de campeonatos – extremamente competitivo com os pupilos de Luís Pinto a mostrarem estofo de campeões.

Os 28.526 espectadores presentes no D. Afonso Henriques e quem viu a partida pela televisão mereceu este espectáculo entre duas equipas que se equivaleram. O Porto teve noutro erro infeliz de Orest Lebedenko uma outra grande penalidade que Samu Aghehowa (27’) desperdiçou com um remate à barra.
Noah Saviolo e Oumar Camara foram sempre setas apontadas que empurravam o Porto para a sua intermediária, pela direita e pela esquerda mas seria no coração da área que os seus cruzamentos não teriam aproveitamento. Mesmo assim, Diogo Costa ainda foi obrigado a intervenções que negaram o golo aos avançados vitorianos.
O Vitória alinhou com: Juan Castillo, Tony Strata, Rodrigo Abascal, Miguel Nóbrega, Orest Lebedenko, Beni Mukendi (Fabio Blanco 88’), Gonçalo Nogueira (Matija Mitrović 88’), Oumar Camara (Telmo Arcanjo 75’), Samu Silva (Diogo Sousa 75’), Noah Saviolo, Alioune Ndoye (Gustavo Silva 65’).
Amarelos: Beni Mukendi (54’), Telmo Arcanjo (79’ e 99’), Orest Lebedenko (94’).
Vermelhos: Telmo Arcanjo (99’).
Foto © Vitória SC
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




