UE: escola D. Afonso Henriques assinala quatro décadas de integração europeia

Data:

A escola considera-o “um dos momentos mais determinantes da história contemporânea de Portugal, recordando a assinatura do Tratado de Adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE) e a integração de Portugal neste projecto europeu”.

Nada melhor do que começar a actividade ao som da música dos GNR ‘Quero ver Portugal na CEE’, interpretada pelos alunos das turmas C e E do 6.º ano e com o aluno José Amaro a tocar guitarra eléctrica.

PUB

Como adereços desta celebração europeia, os alunos desfilaram com bandeiras e maquetes representativas de cada um dos 27 países da União Europeia, com especial destaque para Portugal.

O momento evocativo do Tratado de Adesão de Portugal à CEE foi narrado pela aluna Petra Leite, do 9.ºA, enquanto o aluno Martim Maia do 9.ºB simulou a assinatura do Tratado, em representação de Mário Soares, então Primeiro-Ministro de Portugal.

Os alunos do 6.ºC e E voltaram a abrilhantar o momento com a interpretação do ‘Hino da Alegria’, de Beethoven, símbolo e hino oficial da União Europeia. Portugal integrou a CEE a 1 de Janeiro de 1986, fazendo parte deste projecto europeu há quatro décadas, um percurso marcado pela cooperação, pelo desenvolvimento e pela afirmação dos valores europeus.

Este momento permanece como um marco estratégico e de responsabilidade colectiva, lembrando-nos que o projecto europeu se constrói com cooperação e compromisso entre as nações. 

“Celebrar a adesão de Portugal à CEE é reafirmar a nossa confiança na Europa e na construção do nosso futuro comum” – salienta um comunicado daquela escola.

PUB

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Best Traditional Performance: e o prémio vai para Cláudia Martins e os Minhotos Marotos

'Amor Sentido', foi o tema que levou à condecoração...

Spring Forward: festival europeu de dança contemporânea no CC Vila Flor

É um festival que viaja para um país e...

Paço dos Duques: depois de algumas obras a reabertura por fases

A reabertura progressiva de diversas áreas do seu circuito...

UMinho: António Costa nos 50 anos do curso de ‘Relações Internacionais’ em Portugal

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, vai proferir,...