O presidente da Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) defende, a propósito do 24.º aniversário da elevação do centro histórico a Património Mundial da UNESCO que “ao longo dos anos, foram os empresários da restauração, hotelaria, turismo e comércio tradicional, juntamente com os seus colaboradores, que desempenharam um papel determinante na dinamização de um centro outrora abandonado, devolvendo-lhe vida, movimento e atractividade. Foi graças à força individual, à resiliência e ao investimento contínuo de cada um que a principal montra de Guimarães para o mundo se tornou, verdadeiramente, património de todos e para todos”, afirma num comunicado hoje emitido.
José Diogo Silva salienta que “mais do que felicitar a cidade por este marco histórico, este é também um momento de reconhecimento e gratidão a todos quantos contribuíram – e continuam a contribuir diariamente – para que o centro histórico de Guimarães permaneça uma referência internacional de autenticidade, vivência e identidade”.
E reafirma que enquanto presidente da AVH não pode deixar de agradecer, de forma muito especial, a todos aqueles que, todos os dias, se empenham por uma cidade mais acolhedora, mais viva e mais visitada.
“São a sala de boas-vindas da cidade e um dos principais motivos pelos quais Guimarães é amplamente reconhecida e elogiada pela sua hospitalidade e pelo seu saber receber.”
“Os empresários e os seus colaboradores são, muitas vezes, a primeira cara de Guimarães para quem nos visita. São a sala de boas-vindas da cidade e um dos principais motivos pelos quais Guimarães é amplamente reconhecida e elogiada pela sua hospitalidade e pelo seu saber receber” – justifica.

Entretanto, diz que este é um momento oportuno para reforçar que “está na altura de o poder político olhar para as necessidades destes empresários – com olhos de ver”, com verdadeira vontade de mudança e de capacitação. “Acredito firmemente que será possível melhorar o dia-a-dia destas gentes que, muitas vezes, mais do que prestar um serviço, realizam um verdadeiro trabalho público de engrandecimento de Guimarães e das suas gentes”.
A AVH reafirma, neste dia simbólico, o seu compromisso permanente com o desenvolvimento, valorização e defesa dos seus associados, trabalhando para criar melhores condições, maior reconhecimento e um futuro mais sustentável para o tecido empresarial local.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.




