22.1 C
Guimarães
Domingo, Novembro 24, 2024

Vila Nova de Sande: Festival entre os quatro melhores de Guimarães

Economia

Já lá vão 40 anos de festivais, muitos dos quais com a presença de grupos oriundos de outros países e de outras culturas.

O Grupo Folclórico de Vila Nova de Sande organiza um festival com história: são 40 edições a mostrar a riqueza etnográfica e folclórica de diversas regiões portuguesas e uma internacionalização mais recente que traz à freguesia e a Guimarães um par de grupos de países do Mundo.

Este ano, a opção recaiu sobre grupos América Latina, vindo da Venezuela a Compañía de Danzas Ballet Scorpio e outro da Ásia, oriundo das Filipinas, o LIKHA – Pilipino Folk Ensemble, confirmando a tradição do seu festival, a realizar-se na penúltima semana de Julho, neste Sábado, dia 22 de Julho (21h00).

Reconhece, Rui Mendes, presidente da direcção do Grupo de Vila Nova de Sande, que “com o passar dos anos, o Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande foi assumindo, uma importante responsabilidade, na concretização de um grande evento de qualidade, na oferta cultural vimaranense”.

De facto, o grupo de que Manuel Martins foi um grande impulsionador, soube colocar o festival de Vila Nova no quarteto dos melhores festivais que a história regista em Guimarães, com os de São Torcato, Corredoura e Pevidém. Incluindo no cartaz grupos internacionais.

O dirigente do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, sabe que o “seu” festival continua “a surpreender, pela qualidade e diversidade dos grupos participantes e pela preocupação na inovação de formatos que cativem o público”.

📸 Direitos Reservados

Na edição de 2023, há também, quatro grupos nacionais, incluindo o grupo anfitrião e organizador no cartaz: o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Arcena (Alverca do Ribatejo), o Rancho Folclórico de Perosinho (Vila Nova de Gaia), e o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães (Esposende).

Rui Mendes confirma que, para além das participações dos seis grupos, “estão a ser preparados outros momentos do evento, que prometem deliciar todos os presentes, pela sua componente “surpresa”, como é o exemplo do tema da dinâmica da abertura do festival”.

Em cada ano, com a realização do Festival Internacional de Folclore de Vila Nova de Sande, o Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande tem, “como objectivo primordial, organizar um evento agradável, com o maior rigor e qualidade possível, para o público que nos visita”, salienta a organização. “O público é o nosso foco principal, é como uma afirmação do compromisso de credibilidade que tem vindo a reconhecer em nós” – salienta. 

A história do Grupo Folclórico do Centro Social de Vila Nova de Sande, escreve-se a partir dos últimos 45 anos, com o crescimento do grupo – notável e reconhecido – nas diversas áreas de actividade.

“Levamos – diz Rui Mendesisso muito a sério, tendo consciência desse compromisso de responsabilidade que temos para com todos os que seguem e admiram o nosso trabalho”

Nesse sentido, “todo o grupo está empenhado em organizar mais uma grande iniciativa, que agrade a todos os que vão estar connosco na noite do dia 22 de Julho, proporcionando mais uma grande noite cultural” à comunidade de Vila Nova de Sande que tanto “apoia o percurso da nossa história”.

“Tudo faremos também para conseguir realizar um grande espectáculo.”

Depois de criar condições para que “todos se sintam bem em Vila Nova de Sande, grupos participantes, entidades convidadas e todo o estimado público que nos visita nessa noite, tudo faremos também para conseguir realizar um grande espectáculo que orgulhe e valide a aposta de apoio de todas as nossas entidades parceiras e patrocinadores” – conclui.

📸 Direitos Reservados

© 2023 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Artigos Relacionados

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias