Estão abertas, até ao dia 6 de Fevereiro de 2023, as candidaturas à edição de 2026 da Capital Europeia da Juventude, uma iniciativa do Fórum Europeu da Juventude.
Para a edição de 2026, serão pré-seleccionados até cinco candidatos pelo júri convocado pelo Fórum Europeu da Juventude. Esses candidatos receberão feedback e recomendações sobre como podem melhorar as suas candidaturas, antes de um vencedor final ser escolhido e anunciado em Novembro de 2023.
A atribuição do título de Capital Europeia da Juventude tem como objectivo o desenvolvimento de iniciativas de âmbito cultural, social, político e económico destinadas aos jovens. Todos os anos, uma nova cidade europeia tem a oportunidade de apresentar as suas ideias inovadoras, projectos e actividades que visam dar voz aos jovens e trazer uma nova perspectiva da juventude a todos os aspectos da vida na cidade.
Esta iniciativa existe desde 2009 e traz uma série de benefícios para a cidade vencedora, nomeadamente a promoção de uma participação mais activa dos jovens na sociedade, o aumento do reconhecimento e reputação da cidade e a promoção da mesma, designadamente ao nível do turismo.
As duas cidades portuguesas já distinguidas com este galardão foram Braga, em 2012, e Cascais, em 2018. A cidade polaca de Lublin é a Capital Europeia da Juventude em 2023.
📸 Direitos Reservados
© 2023 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.