É composta por prata e plástico reciclado, foi concebida pela Casa da Moeda e pelo PIEP, interface da Universidade do Minho, em Guimarães.
A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) lança a 21 de Abril a moeda O Clima, composta por prata e, ao centro, por plástico reciclado amarelo, verde ou azul.
Trata-se das cores do ecoponto e de um apelo à protecção do ambiente. A concepção envolveu o INCM Lab e o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP), interface da UMinho.
A investigação exigiu encravar um polímero num disco de prata. Os processos de composição e injecção dos discos de plásticos mistos nas moedas decorreram no PIEP, no campus de Azurém.
O trabalho teve ainda o apoio de alunos de escolas do município da Guarda, que recolheram resíduos de plástico para posteriormente serem usados na cunhagem de 6000 moedas de prata.
Estas unidades vão ficar agora à venda nas lojas da Casa da Moeda, num estojo com certificado de garantia numerado.
O desenho da moeda é de Tiago Ferreira, de 12 anos, que assim venceu o 3º concurso Desenhar a Moeda, entre 582 propostas de alunos da Guarda.
A imagem representa o planeta Terra, com as suas estradas, casas e árvores assoladas por tempestades e chuvas ácidas, uma realidade infelizmente mais próxima do que gostaríamos.
Esta moeda especial alerta para as alterações climáticas e mostra que está nas nossas mãos a defesa ambiental, como a redução, reciclagem e reutilização de resíduos. A acção começa já em casa, ao se separar o lixo nos ecopontos (cor amarela para plástico e metal, verde para vidro, azul para papel e cartão).
📸 Direitos Reservados
© 2022 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.