UMinho: Semana da Ciência e Inovação começou com 50 oradores

Data:

A escola de Ciências da Universidade do Minho promove a 6ª SCI – Semana da Ciência e Inovação entre 18 e 21 de Março, nos edifícios 1 e 2 do campus de Gualtar, em Braga. O evento prevê 300 participantes em palestras, workshops, posters, feira empresarial, tertúlias alumni e actividades lúdicas.

Entre os 50 oradores estão Ernesto Galvão (dia 20, 14h00 e 16h30), líder do grupo de Computação Quântica e Óptica Linear do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ou Inês Guimarães ‘MathGurl’ (dia 21, 14h00), que simplifica a matemática para 100 mil seguidores no youtube e estuda na Universidade do Minho.

PUB

Computação (quântica e machine learning), ambiente e ser humano são os temas centrais do evento. Houve ainda sessões sobre, construção do futuro, astrobiologia, hidroponia, design molecular, fármacos, aditivos alimentares, materiais multifuncionais, valorização de resíduos, mobilidade eléctrica ou a exploração de recursos em Portugal, a qual juntou Ana Hilário, bióloga e líder de um programa internacional sobre o mar profundo, e Júlio Santos, geólogo e gerente da Stoneset.

A SCI é organizada pelos núcleos de estudantes da escola de Ciências da UMinho, nomeadamente de ciências da computação (NECC), bioquímica (NEBQUM), biologia aplicada (NEBAUM), engenharia física (NEFUM), geologia (NEGUM) e ciências do ambiente (NECAUM).

“Vamos transmitir a ciência e inovação desenvolvidas na academia, bem como mostrar que o associativismo enriquece a experiência académica e traz skills que não podemos adquirir nas aulas”, diz Simão Quintela, da organização.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

UMinho: Dava Newman, figura da engenharia aero-espacial em Guimarães

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), acolhe, amanhã, Quinta-feira...

Investigadores desenvolvem tecnologia para criar ecrãs flexíveis que dobram e esticam sem se partir

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e...

Nova espécie de fungo descoberta em medronheiros portugueses

Investigadores da Micoteca da Universidade do Minho (MUM), em...

Computação Avançada: DST constrói centro nacional no campus de Azurém

A construtora bracarense DST anunciou, hoje, que está a...