UMinho: Semana da Ciência e Inovação começou com 50 oradores

Data:

A escola de Ciências da Universidade do Minho promove a 6ª SCI – Semana da Ciência e Inovação entre 18 e 21 de Março, nos edifícios 1 e 2 do campus de Gualtar, em Braga. O evento prevê 300 participantes em palestras, workshops, posters, feira empresarial, tertúlias alumni e actividades lúdicas.

Entre os 50 oradores estão Ernesto Galvão (dia 20, 14h00 e 16h30), líder do grupo de Computação Quântica e Óptica Linear do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, ou Inês Guimarães ‘MathGurl’ (dia 21, 14h00), que simplifica a matemática para 100 mil seguidores no youtube e estuda na Universidade do Minho.

PUB

Computação (quântica e machine learning), ambiente e ser humano são os temas centrais do evento. Houve ainda sessões sobre, construção do futuro, astrobiologia, hidroponia, design molecular, fármacos, aditivos alimentares, materiais multifuncionais, valorização de resíduos, mobilidade eléctrica ou a exploração de recursos em Portugal, a qual juntou Ana Hilário, bióloga e líder de um programa internacional sobre o mar profundo, e Júlio Santos, geólogo e gerente da Stoneset.

A SCI é organizada pelos núcleos de estudantes da escola de Ciências da UMinho, nomeadamente de ciências da computação (NECC), bioquímica (NEBQUM), biologia aplicada (NEBAUM), engenharia física (NEFUM), geologia (NEGUM) e ciências do ambiente (NECAUM).

“Vamos transmitir a ciência e inovação desenvolvidas na academia, bem como mostrar que o associativismo enriquece a experiência académica e traz skills que não podemos adquirir nas aulas”, diz Simão Quintela, da organização.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Será que as competências rítmicas moldam a forma como aprendemos a ler e a escrever?

É a esta questão que Marta Martins, investigadora do...

Testada tecnologia que traduz sinais cerebrais em movimento físico através de mão robótica e realidade virtual no pós-AVC

O projeto UpReGain, liderado por um grupo de investigadores...

Neptuno: o gigante azul à beira do silêncio cósmico

No vasto teatro do Sistema Solar, onde a luz...

UMinho: ‘Dia Nacional da Cultura Científica’ é assinalado amanhã

A Escola de Medicina da Universidade do Minho, recebe na próxima Segunda-feira (dia...