As ‘Jornadas de Engenharia Aero-espacial’ da Universidade do Minho, em terceira edição, acontecem esta Terça e Quarta-feira, com palestras de várias figuras, workshops e feira de emprego, no hall e auditório nobre do campus de Azurém (Guimarães). Estão programadas visitas à Ryanair e ao CEiiA, no Porto, na Quinta-feira.
O pró-reitor Carlos Videira, o vice-presidente da Escola de Engenharia, Hélder Puga, e os directores da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aero-espacial, Alexandre Ferreira da Silva e Gustavo Dias, e a presidente da comissão organizadora e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aero-espacial, Carolina Nunes, marcarão a recepção às 09h00.
Segue-se a visita institucional à feira de emprego, que conta com 15 entidades do sector: CEiiA, Saab, Lufthansa Technik, HiFly, AED Cluster, Ryanair, TAP, LusoFly e Força Aérea, além das associações AeroUM & PAS Minho, MAST, IEEE, FSUminho e da Ordem dos Engenheiros. A mostra oferece oportunidades de estágio, emprego e networking para alunos e diplomados.
Os participantes terão contacto directo com dados de satélite e modelos de sensores remotos para observação da terra através de IA, num workshop conduzido por Rute Sousa e Leonardo de Jesus, da Unidade do Espaço do CEiiA, da parte da tarde, a partir das 14h00.
Uma mesa-redonda ‘Engenharia da decisão’, começa às 16h15, com peritos da aviação portuguesa, nomeadamente José Correia Guedes, comentador na CNN e ex-piloto da TAP; Frederico Alves, gestor da Ryanair Portugal; Ulisses de Freitas, director nacional da Nexteam; João Roque Santos, CEO da Lusofly; e Nélson Vaz, director de Desenvolvimento de Negócios da TAP.
A inovação será o tema para Quarta-feira. O director de marketing da Saab Aeronautics, Mattias Källstrand, vai falar sobre a tecnologia e o design no novo caça Gripen E Fighter Jet, destinado a missões de combate aéreo, ataque ao solo e reconhecimento. De seguida, a portuguesa SpaceEngineer apresenta o Impact2Space, um material inteligente de absorção de impacto que tem aplicações no âmbito aero-espacial, da defesa e do desporto motorizado.
A tarde reserva uma palestra sobre percursos profissionais nesta área, conduzida por Nélson Vaz, da TAP, e uma intervenção de Hugo André Costa, director executivo da Agência Espacial Portuguesa, sobre o posicionamento estratégico do país no espaço e na diplomacia espacial.
© 2026 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, X e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.



