Exposição: Museu da Cultura Castreja mostra ‘Quotidiano da Romanização’

Data:

Estará patente até ao final de 2026. E trata-se de uma pequena exposição intitulada ‘Romanização do quotidiano. Escavações na encosta nascente 2018-2022’.

Centra-se nas escavações realizadas nestes três anos, que incidiram sobre um único conjunto doméstico da Citânia de Briteiros, a pequena mostra divulga os resultados e os achados identificados numa casa do século I, habitada por uma família de camponeses locais.

Uma exposição interessante que se enquadra na filosofia do Museu da Cultura Castreja. © Direitos Reservados

“Também se identificam os diferentes espaços funcionais deste edifício, desde os compartimentos onde se comia e dormia, até às zonas de trabalho e armazenamento.”

“Além da evolução desta casa romana, que veio suceder a uma mais antiga, da Idade do Ferro, também se identificam os diferentes espaços funcionais deste edifício, desde os compartimentos onde se comia e dormia, até às zonas de trabalho e armazenamento, passando pelo espaço onde a família expunha os objectos e símbolos de protecção espiritual e onde honrava os seus deuses” – informa a Sociedade Martins Sarmento, em comunicado.

As mudanças ocorridas com a romanização, no dia-a-dia de uma família indígena. O que mudou e o que se manteve, com a presença romana na região. Tudo isto será exibido nesta exposição.

A pequena instalação pode ser observada até Dezembro, no Museu da Cultura Castreja, em São Salvador de Briteiros.

Publicidade

© 2026 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

PUBLICIDADE • CONTINUE A LER

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Verão no Campus: actividades para jovens futuros universitários

Cerca de 400 jovens, do 9.º ano ao ensino...

O Verão é na Penha: e o ‘Festival do Espumante’ no Chalé do Carmo

Ainda estamos em Julho e 'O Verão é na...

Coro Vilancico: dá voz a obra centenária de D. Pedro de Cristo

A obra 'Responsórios para o Ofício das Trevas de Sexta-Feira...

Multiusos: concerto de Ivete Sangalo com perspectivas de “boa casa”

O concerto que a “rainha do Axé” vai fazer...