UMinho: debate sobre técnicas de análise química na alimentação

Data:

Os aromas mais apetecidos na indústria alimentar, a exploração de resinas naturais e novos materiais funcionais para veículos são alguns dos temas a abordar no Encontro em Técnicas de Caracterização e Análise Química, que decorre esta Sexta-feira, dia 3.


Estão previstos 120 participantes nesta iniciativa que terá 40 comunicações em poster de alunos e ex-alunos e dez oradores convidados de entidades como Prozis, Eurochemicals, Hovione, Bluepharma e Frulact, entre outras. A iniciativa está agendada das 9h30 às 17h15, no campus de Gualtar em Braga.

Este encontro bi-anual é organizado pelos alunos do 1º ano e pela comissão directiva do mestrado em Técnicas de Caracterização e Análise Química, que é o único do género no país.

O encontro foca novos desenvolvimentos na área da química analítica e as técnicas de caracterização e análise química aplicadas a múltiplos contextos.

“O nosso objectivo é mostrar que estas técnicas são aplicadas na área da saúde, nos alimentos, no ambiente e nos materiais”.

“Este mestrado é bastante transversal, ou seja, o nosso objectivo é mostrar que estas técnicas são aplicadas na área da saúde, nos alimentos, no ambiente e nos materiais”, avança Gabriela Botelho, directora do mestrado e professora do Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, que vai participar na sessão de abertura.

Comissão organizadora. 📸 UMinho

Unir a academia, as empresas e a sociedade, é um objectivo deste encontro que vai aproximar os antigos e actuais alunos – parte dos quais serão oradores que frequentaram o referido mestrado e vai partilhar as suas experiências no VI ETCAQ.

“Este evento é uma forma de antigos alunos se encontrarem com os atuais e também procuramos manter essa ligação dos ex-alunos à própria universidade”, nota a docente. Aliás, aquele mestrado permite ao estudante optar por fazer a tese em contexto académico ou industrial.

“A maioria faz o segundo ano de tese em empresas e, muitas vezes, fica depois lá a trabalhar. De facto, temos tido bastante procura e as saídas profissionais são imensas”, afirma Gabriela Botelho.

O evento inclui às 16h40 a divulgação dos prémios de melhor comunicação em poster e do concurso de fotografia Olhares Analíticos 2022, seguindo-se a sessão de encerramento. O programa geral destina-se a investigadores, alunos e profissionais interessados na área.

📸 UMinho

© 2022 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Mosteiro da Costa: reabilitação das coberturas e paramentos exteriores em concurso

O Património Cultural, I.P. colocou a concurso a empreitada...

Aljubarrota: lembrar efeméride com missa na Igreja da Oliveira

O 14 de Agosto de 1385 é data que...

Verão é na Penha: Carolina Ceia e Francisco Ferreira estrelas que sobem ao palco

Amanhã (17h00), retoma-se a programação da iniciativa de animação...

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...