Taipas: Bombeiros comemoram 138 anos de uma “história feita coragem”

Data:

A corporação taipense elegeu à categoria de sócio honorário, o presidente da Câmara, Domingos Bragança; e considerou a vereadora da Protecção Civil, Sofia Ferreira, credora da categoria de sócia benemérita.

Com estas distinções, os Bombeiros Voluntários de Caldas das Taipas tributam o apoio recebido do Município para que Hermenegildo Abreu, comandante da corporação e os seus soldados garantam o serviço público que prestam em defesa de pessoas e bens e da comunidade em geral.

PUB

“O trabalho e a abnegação dos bombeiros e as suas famílias pelo serviço à comunidade.”

Dizendo-se “constrangido” por esta consideração de afecto, Domingos Bragança afirmou que o gesto de gratidão da corporação só pode ter correspondência na homenagem que merece “o trabalho e a abnegação dos bombeiros e as suas famílias pelo serviço à comunidade”.

Reconhece, assim, a importância do trabalho dos bombeiros alicerçado na “competência, dedicação, excelência e humanismo”.

Ao mesmo tempo que recebe da direcção dos bombeiros taipenses, o reconhecimento por uma relação com os soldados da paz que vai para além do apoio financeiro à instituição.

Aniversário da corporação taipense também foi acontecimento social. © Paulo Pacheco

Neste 1 de Maio, a corporação voltou a inaugurar novos equipamentos que ajudam os bombeiros a desempenharem as suas missões com mais competência e dedicação. E que resultam do apoio de mecenas que não viram as costas a quem defende de forma abnegada o bem comum.

A corporação conta com três novas viaturas – um veículo de operações especiais, um veículo especial de combate a incêndios, uma ambulância – e dois equipamentos – um drone e um reboque.

Bombeiros das Taipas assinalam humanismo de Domingos Bragança. © Paulo Pacheco

E distinguiu elementos do corpo activo e funcionários da instituição ao mesmo tempo enaltece os sócios com 50 anos de filiação na associação. 

Um concerto comemorativo encerrou as comemorações de mais um ano de vida, na esteira da tradição da associação que prestigia a vila e a comunidade que serve.

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Sunset do Moinho: evento solidário no parque de Briteiros Santo Estêvão e Donim

É a primeira edição do 'Sunset do Moinho' e...

Polvoreira: quatro anos para construir um novo equipamento social

Uma antiga escola primária tornou-se no lugar ideal para...

Banhos Velhos: actividades para a família no final de Julho e em Agosto

O ciclo de cinema ao ar livre, começa na...

Feira da Terra: um evento cultural que enaltece as tradições e afirma a região

A XXIX edição da Feira da Terra promovida pela...