Autárquicas 2025
Tudo fica conhecido com as aprovações formais nos órgãos da concelhia local. No Sábado, de manhã, reúne primeiro o Secretariado para aprovar a proposta de Ricardo Costa; e às 10h00 tem lugar a Comissão Política que confirmará os 11 candidatos efectivos na lista da Câmara.
Há nomes incontornáveis para a vereação: pela longevidade da relação após o seu anúncio público, pela cumplicidade, entretanto, firmada, em participações mais díspares como idas em autocarro a Lisboa, pelo desempenho na Assembleia Municipal como deputados; pela continuada participação em colóquios – sempre ilustradas por fotografias, ao jeito de uma equipa de futebol, constituída por um plantel curto, fiel ao treinador.
Gabriela Nunes, Helena Chaves e Zara Pontes figuram nos lugares (mais) elegíveis. A quarta mulher é Adelaide Silva que estará em 9º lugar na lista, uma presença fiel e única ligada ao contigente de Paulo Lopes Silva, então negociado a quando das últimas eleições para a Comissão Política.
Sérgio Manuel Silva (ex-autarca de Barco), Flávio Freitas (actual presidente da união de freguesias de Conde e Gandarela), Hugo Teixeira (ex-líder da JS local) são os homens que ficarão no núcleo do poder se o PS tiver mais votos que a coligação Juntos por Guimarães.
A lista tem os habituais suplentes como Carlos Guimarães, médico e autor de vários livros, Carlos Ribeiro (director do Laboratório da Paisagem) e Hélder Vaz, funcionário das Finanças.
A lista está marcada por um corte radical no PS Guimarães como nunca aconteceu, com menos homens e mulheres a conhecerem os meandros da administração municipal e poucos a seguirem os assuntos que vão transitar para o próximo mandato.

Ninguém da administração de Domingos Bragança tem passagem para a outra margem (de Ricardo Costa), que nem a inclusão de Flávio Freitas (adjunto na Divisão de Desenvolvimento Económico) atenua ou disfarça.
Ricardo Costa confia nestes homens e mulheres, mais pela sua dedicação e fidelização a um projecto muito assente no seu “quero, posso e mando” que garante coesão pessoal e de grupo, do que em competência política ou técnica.
Helena Chaves, uma presença regular nas acções que foram sendo organizadas nas freguesias, passou a não ser surpresa, apesar de ser uma cara nova nas listas socialistas. E pretender dar um ar de inclusão de independentes na lista e menos da sociedade civil, pois, actualmente, reside em Vila Nova de Famalicão. A ex-directora do Centro de Emprego de Guimarães juntou-se ao elenco por preferência do cabeça de lista.
De um outro jeito, Ricardo Costa e o seu núcleo duro, foram configurando a lista de modo a rejeitar qualquer presença de vereadores de Domingos Bragança. Contudo, terá de continuar as suas políticas e os projectos em curso que continuarão nos próximos mandatos, seja qual for o Ricardo a ganhar as eleições – ou a ser o mais votado.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.