Guimabus: renegociar concessão para melhorar serviço prestado aos cidadãos

Data:

Ao mesmo tempo que a Câmara aprovava a aplicação de sanções contratuais por incumprimento do contrato de concessão à Guimabus, Ricardo Araújo informava que reabriria o processo negocial da concessão com a empresa vimaranense de transporte público.

Ontem de manhã, na reunião de Câmara, o executivo eleito em 12 de Outubro concordava, com os votos dos vereadores do PSD/CDS-PP, PS e Chega em aplicar à empresa sanções contratuais no valor total de 80 mil euros. A empresa não procedeu à realização de uma auditoria externa nos anos de 2022, 2023 e 2024, não tornou eficaz o sistema de informação nem o sistema de apoio à exploração, o que representa um incumprimento contratual que o executivo de Domingos Bragança não quis sancionar na reunião de 29 de Setembro quando propôs a retirada da agenda daqueles pontos alegadamente por considerar que “os assuntos mereciam uma maior reflexão” que nunca chegou a ser feita.

PUB

Ao invés, Ricardo Araújo não hesitou em aplicar sanções previstas no contrato de concessão, afirmando: “Não compreendo porque não foram votadas então da mesma forma que não há nenhuma razão para não as votar agora”.

Para além desta querela administrativa, o presidente da Câmara olha para a empresa como parceira do Município na questão dos Transportes Urbanos com quem vai iniciar um processo para renegociar a concessão com o objectivo de reforçar a mobilidade no concelho, aumentar a oferta de transporte público e melhorar a qualidade de vida da população.

“Nós vamos reabrir um processo de negociação para melhorar o serviço rodoviário que é prestado aos vimaranenses, tendo em conta as nossas orientações políticas”, afirmou o presidente. Sublinhou que a prioridade passa por “simplificar o acesso ao uso do transporte público pelos cidadãos, aumentar o número de quilómetros, reforçar a cobertura municipal e aumentar a frequência, incluindo horários nocturnos e de fim-de-semana”

Deu conta, também, que o executivo anterior já havia chegado a um entendimento para alterar a concessão mas “esse acordo não reflecte a visão do actual executivo para o serviço público de transportes”

Explicou que “esse acordo não cumpre a nossa orientação política e é até penalizador para os vimaranenses”, deixando no ar uma exigência da Guimabus para, a partir de 2028, se tornar na concessionária exclusiva do transporte concelhio. 

Ricardo Araújo não concorda com um novo monopólio no transporte público pela Guimabus. © GA!

Com esta exclusividade Guimarães perderia cerca de dois milhões de quilómetros no concelho, na operação inter-urbana da Ave Mobilidade, no âmbito da concessão inter-municipal da CIM do Ave.

“Nós não podemos permitir que essa concessão fique comprometida”, reiterou acrescentando que, por o acordo ainda não estar plenamente afirmado, foi possível voltar atrás e iniciar um novo processo negocial. 

“Nem a Guimabus pode ter exclusividade no território, nem a CIM do Ave e o seu operador podem ter exclusividade, em algumas linhas.”

O presidente da Câmara, entende que o transporte público de passageiros deve assentar num modelo misto e complementar, sempre no melhor interesse dos vimaranenses. “Nem a Guimabus pode ter exclusividade no território, nem a CIM do Ave e o seu operador podem ter exclusividade, em algumas linhas. O que temos de fazer é conjugar os dois serviços para oferecer o melhor serviço aos nossos cidadãos”

Ricardo Araújo sublinhou que este processo será conduzido assegurando também o equilíbrio económico-financeiro do operador. “Quero que a empresa seja robusta e financeiramente equilibrada, mas isso tem de ser compatível com o objectivo político de melhorar o serviço público de transporte em Guimarães. E disso eu não abdico”, garantiu o presidente da Câmara, acrescentando que o operador já foi recebido no Município e demonstrou total disponibilidade para este novo ciclo de diálogo. 

PUB

© 2025 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookX e LinkedIn.
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter:

Últimas Notícias:

Relacionadas:
Notícias

Campus de Justiça: Câmara pode assumir a empreitada que será paga pelo Governo

Foi no período de antes da ordem do dia,...

AM: comissões especializadas acentuam democracia interna no Parlamento local

A Assembleia Municipal (AM) vai passar a dispor de...

Assembleia Municipal: os temas são conhecidos mas como será o confronto político entre PSD/CDS-PP e o PS?

O Plano e Orçamento da Câmara para o próximo...

Chega: Pedro Pinto é o novo líder da bancada na Assembleia Municipal

Com seis deputados na Assembleia Municipal (AM), Pedro Pinto...