A CDU considera “particularmente estranho e revelador do desprezo a que se viram votadas as populações das freguesias fora da malha urbana da cidade, que a Câmara Municipal de Guimarães não tenha garantido, por exemplo, ainda que só para estes momentos, o prolongamento dos horários, como é uso em múltiplas cidades, desde logo em Lisboa e no Porto, nos Santos Populares”.
E que as Festas Gualterianas, sendo as festas da Cidade de Guimarães, cá como em todo o lado “sabemos que em todo o país estes são grandes acontecimentos em que as pessoas partilham momentos de alegria, de festa, de confraternização”. Em Guimarães, por falta de transportes, milhares de pessoas “ficam impedidas de participar, sobretudo, nos eventos ao fim do dia e à noite, porque não têm transporte público”.

Num comunicado, a coligação PCP/Os Verdes critica que “não é só durante os momentos festivos que os vimaranenses, que vivem em freguesias mais afastadas do centro, ficam impedidos de usufruir dos espaços culturais e das ofertas culturais e até da restauração, é durante todo o ano”.
“Fica comprometido, mais uma vez, o direito ao lazer, à cultura.”
A CDU defende que “fica comprometido, mais uma vez, o direito ao lazer, à cultura, o direito a viver as actividades do concelho onde vivem”, considerando que o que tem defendido para a mobilidade não é, afinal, “um direito que garanta o acesso a todos os outros direitos, o que vem, denunciando ano após ano”.
Como o ponto de maior destaque das Gualterianas acontece no primeiro fim-de-semana de Agosto, com uma agenda cultural de espectáculos, com a Feira de Artesanato e os diversos divertimentos concentrados na freguesia da cidade, a CDU critica o Município por não ter assegurado aos vimaranenses “o direito de viver as Festas Gualterianas 2025”.
© 2025 Guimarães, agora!
Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!
Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.


