Fest’In Folk: a cultura da tradição folclórica com feições contemporâneas

Data:

Um desfile com a presença de todos os grupos participantes percorrerá as ruas do centro histórico, com início às 16h00.

A gala de abertura do Fest’In Folk Corredoura, começa com um espectáculo multi-cultural realiza-se, hoje, à noite pelas 21h30 no campo de São Mamede. É uma orquestração que envolve os grupos de diversos países, nomeadamente do Chile – Conjunto de Cantos y Danzas Tradicionales Los Del Bio Bio; Indonésia – Equipe Diaztiarni, Abdilah e Tydif Studio Surabaya; Itália – Sbandieratori dei Rioni di Cori; Paraguai – Elenco Folklórico San Lorenzo; Sérvia – Folk dance ensemble ’’Branko Cvetković’’ Belgrade; Uruguai – Compañia de arte Estampas Criollas.

O festival nacional, decorre no Sábado, pelas 21h30, também no campo de São Mamede. É ali que vão actuar o Grupo Folclórico de São Cosme de Gondomar (Gondomar), a Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho (Braga), o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha (Albergaria-a-Velha), o Grupo dos Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia (Esposende) e o Grupo Folclórico da Corredoura (Guimarães).

O festival “procura promover o conhecimento da cultura e tradições portuguesas de raiz popular permitindo, também, aos vimaranenses e a todos aqueles que visitam Guimarães, o contacto com tradições de outras nacionalidades”.

E cruza folclore, tempos e culturas, permitindo ao público vivenciar e sentir diferentes povos, numa linguagem comum, própria da música e da dança.

Para além das já habituais três galas de folclore no campo de São Mamede, o programa do Fest’In Folk Corredoura 2024 inclui: actuações dos grupos internacionais em lares de terceira idade do concelho; desfile e parada dos grupos folclóricos pelas ruas da cidade de Guimarães, workshops de danças tradicionais com os bailarinos e músicos dos diferentes países, a constituição de uma Orquestra Multicultural com músicos dos diferentes grupos presentes no festival.

© 2024 Guimarães, agora!


Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Siga-nos no FacebookTwitter e Instagram!
Quer falar connosco? Envie um email para geral@guimaraesagora.pt.

LEAVE A REPLY

Escreva o seu comentário!
Please enter your name here

Partilhe este Artigo:

Subscreva Newsletter

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Relacionadas
Notícias

Gualterianas: entre a folia e o religioso em tempo de (muito) calor

Esta edição das festas da cidade, têm uma condicionante:...

Contextile: ‘Ciclos – no território têxtil de Guimarães e Vale do Ave’

A plataforma Magic Carpets, da qual faz parte a...

Gualterianas: Guimarães celebra o Fado com três noites imperdíveis no Largo de Donães

No âmbito das Festas da Cidade e Gualterianas, a Associação...

Artesanato: uma feira para ver a criatividade daqueles que vivem com arte manual

O tempo não está para feiras, durante o dia,...